Indústria do aço se reinventa para aumentar consumo per capita no Brasil

0
Semana do Empreendedorismo Sebrae Nanuque

Aperam South America investe em inovações e tecnologia para manter a competitividade no mercado nacional e global. Assunto será um dos temas no Congresso Aço Brasil, nos dias 21 e 22 de agosto, em Brasília

O consumo per capita de aço no Brasil ainda está aquém do potencial que o mercado nacional pode absorver. Comparado a China, com 9 kg per capita de aço inoxidável, o consumo do país ainda é tímido, de cerca de 1,4 kg por habitante. Segundo levantamento do Instituto Aço Brasil, entre janeiro e maio de 2019, as vendas internas de aço cresceram 4,6%, representando 7,4 milhões de toneladas, e o consumo de produtos siderúrgicos foi de 8,4 milhões de toneladas, expansão de 3,6%, quando comparados com o mesmo período de 2018.

Apesar do crescimento nos primeiros meses de 2019, nos últimos anos o cenário tem sido desafiador para o mercado do aço e as empresas precisam se reinventar para evoluir seus resultados no mercado brasileiro. O tema será abordado mais profundamente no Congresso Aço Brasil, nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília. O presidente da Aperam South America, Frederico Ayres Lima, participará do painel “Crescimento econômico – drivers de consumo” e dividirá o palco com José Augusto de Castro, presidente da Associação de comércio Exterior do Brasil (AEB); Magda Chambriard, consultora FVG/Energia; José Carlos Rodrigues Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); e Jefferson de Paula, conselheiro do Aço Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Longos Latam, que será o moderador. O Ministro de Estado Chefe da Casa Civil, Onyx Dornelles Lorenzoni será o palestrante do painel.

Para manter a competitividade no mercado brasileiro e global, a Aperam tem buscado constantemente inovar. A empresa reestruturou seus negócios no período de recessão e se adaptou rapidamente, produzindo um mix diferenciado e investindo no mercado de exportação, além de setores como agronegócio, mineração, automotivo, açúcar e álcool, dentre outros. “Para fomentar a competitividade das indústrias nacionais são necessários aportes e, também, mudanças por parte do Governo, a partir da correção das assimetrias competitivas, retomada de setores consumidores intensivos em aço e exportação. Nesse sentido é fundamental que o Governo esteja atento às medidas de defesa comercial. As empresas também precisam cumprir seu papel e investir em inovação e produtos diferenciados, que ofereçam valor agregado ao mercado interno e externo”, explica.

Lima reforça, ainda, que a Aperam está se preparando para novas dinâmicas e perspectivas de mercado que virão pela frente, a partir das demandas de crescimento do país. “Para isso, investimos fortemente em pesquisa, desenvolvimento e pessoas, com objetivo de oferecer ao mercado produtos com tecnologias inovadoras. Acreditamos que esse seja um dos caminhos para aumentar o crescimento da indústria do aço no Brasil”.

Frederico Ayres Lima – Presidente da Aperam South America – Foto: Divulgação

Sobre a Aperam South America

A Aperam South America é produtora integrada de aços planos inoxidáveis, elétricos e carbono. A partir de uma gestão baseada nos valores liderança, inovação e agilidade, consolida-se como líder no mercado brasileiro em seu segmento. Sua planta industrial, localizada em Timóteo-MG, possui capacidade produtiva total de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Utiliza carvão vegetal produzido por sua subsidiária no Vale do Jequitinhonha: a Aperam BioEnergia. A BioEnergia produz e comercializa carvão vegetal, tecnologia, mudas e sementes, a partir de florestas renováveis de eucalipto em Minas Gerais. Em sua trajetória de 75 anos, a empresa possui amplo portfólio destinado aos segmentos automotivo, construção civil, energia, transportes, linha branca, utilidades domésticas e saúde. Desde 2011, integra o Grupo Aperam, segundo maior da Europa, composto de outras cinco plantas industriais na França e na Bélgica, cuja capacidade alcança 2,5 milhões de toneladas de placas de aço por ano.

Acesse o site e conheça mais sobre a Aperam: http://brasil.aperam.com/

Por Josiane Souza | Rede Comunicação de Resultado
Publicado em: 19/08/2019, às 18h38

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.