Assinada ordem de serviço para obra da nova estação de captação de água de Pirapora

0

A Prefeitura de Pirapora/MG, através do SAAE, assinou no dia 12 de agosto em Belo Horizonte, a ordem de serviço para execução das obras de implantação da nova Estação de Captação de Água do município, projeto que foi aprovado e subsidiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF.






A nova estação, denominada Captação de Água II, terá um custo total de R$ 2,6 milhões e atenderá a população da parte alta da cidade e as empresas instaladas no Distrito Industrial.

De acordo com o gerente de projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, em agosto do ano passado o SAAE-Pirapora procurou o CBHSF e demostrou preocupação com as reduções de vazões que estavam acontecendo do rio São Francisco e, diante da diminuição do nível de água, apresentou o projeto da nova captação, que vai beneficiar e abastecer 60% da população de Pirapora. “O Comitê prontamente aprovou a demanda do SAAE e posteriormente, em outubro de 2018, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica na cidade de Pirapora. Em meados de janeiro, a autarquia repassou à Agência Peixe Vivo o projeto executivo dessa obra, que consiste na implantação de uma captação flutuante no rio, no Distrito Industrial do município e a construção de uma adutora de aproximadamente um quilômetro, que levará água bruta até a Estação de Tratamento de Água II (ETA), para tratamento e distribuição”, explicou Thiago.

O diretor geral do SAAE, Esmeraldo Pereira, parabenizou toda equipe da autarquia, membros da Agencia Peixe Vivo e do CBHSF, assim como a prefeita Marcella Fonseca, por mais essa conquista. “A prefeita Marcella participou de forma efetiva desse projeto. No ano passado ela assinou o termo de cooperação técnica e tudo começou a caminhar de forma positiva. A obra não terá ônus para o SAAE e nem para o município. O SAAE entrou apenas com o projeto e com a fiscalização. A responsabilidade pelo projeto executivo é da Agência Peixe Vivo, responsável pela administração dos recursos do Comitê, que é a patrocinadora da captação”, explicou Esmeraldo.

De acordo com o diretor, nesta segunda, 19, a empresa que executará a obra começará a montar o canteiro de obras e, no dia 2 de setembro, inicia-se o serviço de forma definitiva. “É uma obra prevista para seis meses. Uma captação nova, moderna, com bombas reservas e com todo sistema de subestação elétrica. Substituirá a captação antiga, que tem aproximadamente quarenta anos e estava bem sucateada e obsoleta”, pontuou Esmeraldo.

O gerente Thiago Campos explicou que o Comitê paga a obra através da Agência, com os recursos provenientes da cobrança pelo uso da água. “Todos os grandes usuários de água, as companhias de saneamento, os irrigantes e as mineradoras, pagam pelo uso da água e, esse dinheiro, retorna em benefícios para bacia do São Francisco. Essa obra em Pirapora é um bom exemplo disso”, lembrou o gerente da Agência Peixe Vivo.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: CBHSF)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui