Alunos mineiros celebram conquistas que ultrapassam salas de aula

0

A Rede Pública Estadual de Educação de Minas Gerais tem cerca de dois milhões de estudantes matriculados nas diferentes etapas da educação básica. Para muitos deles, o ano de 2019 tem marcado conquistas tanto didáticas, como também nas experiências esportivas que vão além dos pátios da escola.






As medalhas conquistadas pelo aluno Mateus Mundstock, do 9º ano ensino fundamental da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura, no município de Rio Paranaíba, por exemplo, vêm da paixão pelos números. O estudante já conta com três medalhas de ouro conquistadas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e, este ano, está classificado para a segunda fase da competição, agendada para setembro.

A expectativa do estudante, em 2019, é conseguir medalhas em várias competições. “Espero ganhar outra medalha de ouro na Obmep e estudar um pouquinho mais para ganhar medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e na Olimpíada de Matemática da Unicamp”, conta. Apaixonado pela disciplina, Mateus ressalta que ser estudante é se interessar por todas as disciplinas. “Temos que nos interessar pelas matérias e pela escola, e não pensar só na nota”, destaca.

Monique já perdeu de quantas medalhas conquistou desde que começou a competir (Foto: Arquivo Pessoal)

Ouro também no esporte

No universo da educação física, a aluna Monique Gabriele Narciso, do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Túlio Bento, em São Lourenço, no Sul de Minas, tem muito o que comemorar. Ela acabou de conquistar medalha de ouro na etapa estadual do Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e uma vaga nos Jogos Escolares da Juventude, competição esportiva nacional que reúne alunos atletas de todo o país.

Aluna-atleta da natação, Monique nada desde os 3 anos e já perdeu a conta do número de medalhas conquistadas. Para a estudante, conciliar a rotina de treinos com a vida escolar é difícil, mas a disciplina que o esporte traz ajuda bastante. “A semana de um atleta é bem corrida e precisa de bastante organização quando o assunto é tempo. É importante ter bastante disciplina e comprometimento com horários para conseguir desempenhar todas as atividades do dia de forma produtiva”, conta.

A meta da estudante é continuar competindo e conseguir entrar para a Marinha.

Envolvimento e dedicação

O envolvimento com o dia a dia da unidade de ensino é uma das paixões de Denis Willian Trancoso, aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Geraldina Ana Gomes, em Belo Horizonte. Ele foi um dos idealizadores do grêmio estudantil escolar e destaca como essa participação ajudou no seu crescimento pessoal e de seus colegas. “Todo esse movimento de construção de um grêmio estudantil fez que muitos de nós, alunos, começássemos a nos ver como principal agente de mudança, de fato. Começamos a perceber que possuíamos cada vez mais voz”.

Denis irá concluir a educação básica este ano e conseguiu, por meio do Programa Parlamento Jovem Brasileiro, ser escolhido para participar da iniciativa na Câmara dos Deputados, em Brasília. A ação simula uma jornada parlamentar com alunos de escolas públicas e privadas. Para o estudante, a participação no parlamento simboliza fechar o ciclo com chave de ouro.

“Estou com uma sensação de realização muito grande. Meu projeto de lei foi pensado e moldado com base nas experiências de cada uma das pessoas que estiveram construindo o grêmio conosco, de modo que ter uma cadeira no parlamento jovem simboliza todos esses esforços somados em prol da construção de um novo projeto de educação”, conclui.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui