Novo Centro de Triagem de Animais será inaugurado em Montes Claros

0

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) assinou junto à Prefeitura de Montes Claros, na região Norte do estado, termo de cessão de uso de imóvel para instalação de um novo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Pelo acordo, o município cede parte do terreno onde funcionava o Zoológico Municipal Amaro Sátiro de Araújo.






A estrutura vai aumentar a capacidade e oferecer melhores condições para a recuperação de animais provenientes da entrega voluntária por particulares e das ações de fiscalização e de resgate. O projeto prevê, além das instalações administrativas, a construção de um centro médico completamente equipado, uma ala para cuidados especiais com filhotes, uma quarentena para isolamento dos animais recém-chegados e viveiros para treinamento de voo e condicionamento físico das mais diversas espécies.

A supervisora da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Norte, Margarete Caires, ressalta que o novo Cetas de Montes Claros é fruto do trabalho do IEF, em busca de estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas. “É importante agradecer à Prefeitura de Montes Claros pela nobre ação de ceder o terreno para construção do futuro Cetas do município e também ao IEF pelo apoio constante à nossa unidade regional”, salienta.

Segundo o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, a parceria com a Prefeitura de Montes Claros é muito importante, pois permitirá a construção de um centro de triagem mais moderno e bem equipado. “A nova estrutura possibilitará um aumento da capacidade de recebimento de animais provenientes de ações de fiscalização das regiões Norte, Jequitinhonha e Alto Médio São Francisco, bem como sua reabilitação e soltura”, destaca.

A implantação do novo Cetas é fruto do Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental firmado pela Sada Bioenergia e Agricultura Ltda., no âmbito do seu licenciamento ambiental, com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo.

Estrutura atual

Atualmente, a estrutura do Cetas Montes Claros funciona nas edificações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e é compartilhada com o IEF. O Cetas recebe, anualmente, cerca de 2 mil animais silvestres, que são recepcionados e manejados por biólogos e médico veterinário, com a finalidade de reintroduzi-los no ambiente natural.

Vale ressaltar que as ações do IEF, desenvolvidas por meio dos Cetas, possibilitaram a soltura de mais de 70% dos animais em áreas rurais previamente cadastradas pelo instituto para esse fim.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui