Nova usina solar opera em Pirapora

0

Já está funcionando em Pirapora, no Norte de Minas Gerais, a mais nova planta de energia solar da Faro Energy, empresa sediada em Londres que realiza investimentos no setor na América Latina. Com aporte de R$ 12 milhões, a usina solar possui área de 100 mil m² (equivalente a 25 campos de futebol), com quase 7.700 módulos fotovoltaicos instalados. Isso resulta em uma potência total do sistema de 2,5 megawatt-pico (MWp). A capacidade de geração limpa é de 5.500 MWh/ano, equivalente ao consumo de 3.700 habitações em Minas Gerais, evitando a emissão de aproximadamente 2.500 toneladas de CO2/ano.






O projeto, que levou oito meses desde o início da implantação até ser conectado à rede da Cemig, faz parte de um contrato de locação de equipamentos de longo prazo capitaneado pela Faro Energy junto a um grande grupo do setor varejista, cujo nome não foi divulgado. A energia da usina vai atender cerca de 300 lojas no Estado de Minas Gerais.

Toda a energia gerada pela usina é enviada para a rede da distribuidora. Com isso, a rede varejista pode receber os créditos na conta de luz de qualquer unidade consumidora dentro da área de concessão da Cemig.

O contrato da planta em Pirapora prevê uma locação de longo prazo, com toda a operação e manutenção do projeto realizada pela própria Faro Energy, que realizou o investimento inicial junto com a empresa-cliente, e por seus parceiros.

“Entendemos que os benefícios da utilização de uma energia limpa, renovável e sustentável, como a solar, é extremamente relevante não só em termos ambientais e de previsibilidade de custos, mas também de retornos financeiros para o cliente”, afirma Pedro Mateus, diretor financeiro e responsável pela operação da Faro Energy no Brasil.

A nova unidade faz parte dos planos da companhia com sede na Inglaterra para expandir suas operações no Brasil. Já estão previstas as inaugurações de três usinas nos próximos seis meses.

Foto: Faro Energy / Divulgação

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui