Mineiro condenado por estupro e foragido da Justiça é preso após viver 11 anos nos Estados Unidos

1

Um mineiro condenado por estupro e foragido da Justiça brasileira há 11 anos foi localizado na última quinta-feira (25) nos Estados Unidos, onde levava uma vida de empresário ao lado da mulher e de dois filhos norte-americanos. Paulo Andrade do Prado Júnior, 40, vivia clandestinamente no país, onde entrou em 2008 depois de escapar de uma condenação de 7 anos e seis meses de prisão por abusar sexualmente de uma jovem de 21 anos em Poço Fundo, no Sul de Minas.






Ele chegou a cumprir parte da pena, mas escapou depois de ser beneficiado pelo regime semiaberto em 2008. Prado Júnior figurava na lista de procurados da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e foi preso depois de uma investigação conjunta entre autoridades brasileiras e norte-americanas.

O crime

Prado Júnior foi condenado e preso em 2006, dois anos depois de cometer o crime. Segundo Flávio Destro, delegado da Polícia Civil que comandou as investigações, na noite de 18 de dezembro de 2004, o mineiro deu carona para duas moças em seu carro. Depois de deixar uma delas em casa, ele dirigiu com a outra jovem até uma estrada de terra em local isolado no município de Poço Fundo, onde parou o veículo e a obrigou a fazer sexo com ele.

O delegado afirma que, após exames, “foi possível constatar lesões que eram indicativas da prática de crime sexual”. Durante as investigações, o acusado chegou a fugir para São Paulo, mas foi localizado e preso.

Foto: Reprodução/Facebook

Fuga

Pouco antes de completar dois anos de prisão, Prado Júnior foi beneficiado com a progressão do regime, que foi alterado para semiaberto. Foi durante uma saída temporária que o detento escapou e não foi mais localizado pela Justiça brasileira. A principal suspeita é de que ele tenha cruzado a fronteira com o México para entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

Reportagem do Fantástico que foi ao ar nesse domingo (28) revelou que o mineiro morava em uma casa confortável em Massachussets, era empresário do ramo de reformas de imóveis. Ele também não estaria preocupado em se esconder, já que não mudou de nome e fazia postagens com fotos nas redes sociais, o que acabou colaborando com as investigações.

Defesa

Recapturado depois de 11 anos, Prado Junior está em uma prisão no estado de Massachussets, onde aguarda audiência com a Justiça Federal dos Estados Unidos. A defesa do mineiro sustenta que ele é inocente. “Ele nega o fato, apesar da condenação. Naquele período de prisão, ele se recuperou, é um novo homem, bom esposo e pai de família”, afirma o advogado Zanone Manoel de Oliveira Júnior. Ele disse que vai tentar conseguir cidadania norte-americana para o cliente para que ele não seja deportado.

O promotor de Justiça Paulo Barbosa, que participou das investigações que culminaram na prisão do mineiro em solo estrangeiro, diz que o próximo passo depois de trazer o estuprador de volta ao Brasil é conseguir a regressão da pena. “A grande batalha era localizá-lo e prendê-lo. Obviamente, nós vamos pedir a regressão de regime, porque é previsto na nossa lei de execução penal que a fuga é falta grave”, explica o representante do Ministério Público de Minas Gerais.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: O Tempo)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui