Banco Central começa a vender moeda comemorativa de Diamantina

0

A moeda comemorativa de Diamantina (MG), que faz parte da série “Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil”, foi lançada nesta sexta-feira (6), pelo Banco Central (BC). A aquisição pode ser feita nas regionais do BC, em dinheiro, ou por meio da página do Banco do Brasil na internet, com boleto ou débito em conta da própria instituição.

A moeda, cunhada em prata, custa R$ 180 e traz imagens do passadiço da Casa da Glória, construção que é um dos marcos do município, e da Vesperata, evento cultural tradicional da cidade.

A série já homenageou as cidades de Brasília (DF), Ouro Preto (MG) e Goiás (GO). Estão previstos os lançamentos, nos próximos anos, das moedas de Salvador (BA), Olinda (PE) e São Luís (MA), segundo o BC.

O lançamento da moeda de Diamantina ocorreu nesta sexta no Teatro Santa Izabel, com a presença dos diretores do BC Altamir Lopes (Administração) e Anthero Meirelles (Fiscalização), além do chefe do Departamento do Meio Circulante, João Sidney de Figueiredo Filho.

Em texto publicado em sua página na internet, o BC lembra que o nome da cidade de Diamantina está ligado à mineração de diamantes no século 18 e que, por conta desse negócio, o local foi submetido a uma administração especial que isolou a região e desenvolveu uma cultura original e única.

“Os materiais, as formas e as cores de sua arquitetura apresentam uma simplicidade refinada, que se distingue radicalmente da arquitetura barroca rococó predominante da época. Diamantina é notavelmente integrada à paisagem natural ao seu redor, formando com a Serra dos Cristais um todo inseparável. O título de Patrimônio da Humanidade, conferido pela Unesco em 1999, se deve à perfeita associação entre a visão urbana e arquitetônica de Diamantina e a paisagem selvagem, consolidando um belo exemplo da mistura de espírito aventureiro e desejo de refinamento, tão característicos da ação e ocupação humana”, diz o BC.

Se você se interessou e deseja comprar a sua, clique aqui.

Via HD

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui