Distribuição de mudas de frutas melhora renda de agricultores de Galileia, no Vale do Rio Doce

0

Um trabalho desenvolvido pela Emater, em Galileia, na região do Vale do Rio Doce, começa a dar os primeiros frutos. No início da produção, há três anos, técnicos da empresa fizeram a distribuição de mudas de laranja, mexerica, manga e limão para agricultores familiares do município.






Agora os produtores estão colhendo os resultados. Andando pelos quintais, é possível ver os pés carregados de frutas. Cerca de 40 agricultores familiares foram beneficiados. Cada um recebeu um kit com oito mudas. O plantio se adequou à condição de cada quintal, respeitando o espaçamento exigido entre plantas de acordo com a espécie. Toda a assistência técnica foi dada pela Emater.

“A distribuição foi feita para melhorar o consumo de frutas pelas famílias de agricultores. Mas o excedente está sendo vendido, melhorando a renda familiar”, explica o técnico agrícola da Emater-MG no município, Geraldo Júnior Rios.

Parte dos recursos gerados pela agricultura familiar são destinados à merenda das escolas públicas estaduais – Foto: Divulgação/Emater

Comércio

Muitos agricultores estão conseguindo produzir o suficiente não só para consumo familiar, mas também para a comercialização do excedente que é colhido nos pomares. A comercialização, geralmente, é feita na propriedade.

Contudo, alguns agricultores conseguiram ir além e estão fazendo vendas por intermédio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Trata-se de um programa do governo federal que garante que 30% dos recursos para a merenda das escolas públicas sejam destinados à compra de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar.

O agricultor Oriel José Soares é um desses produtores do município que vende para o PNAE. Junto com a esposa, ele cuida de um pomar de 1,6 mil m², que, em parte, foi plantado com as mudas do convênio. “No início, eu não pensava em comercializar, mas o técnico da Emater me incentivou a aumentar o plantio e a vender para as escolas. Está valendo a pena”, comemora.

Oriel conta que as primeiras vendas no PNAE foram no ano passado, quando ele conseguiu uma renda de R$ 2,4 mil com a comercialização de laranja para uma escola do município. “Foi muito bom, vendi tudo. Se eu tivesse o dobro de laranja, teria vendido também”, comenta.

Convênio

A distribuição das mudas de frutíferas é resultado de um convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, firmado em 2008, para o desenvolvimento de projetos produtivos, tecnológicos e sustentáveis na agricultura mineira.

Diversas ações foram desenvolvidas ao longo dos últimos anos, entre elas a formação de pomares em municípios mineiros. Em Minas Gerais, foram distribuídas 363 mil mudas no total.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui