Fiscalização notifica 180 estabelecimentos de Montes Claros por irregularidades em instalações elétricas

0

A Gerência do Trabalho, órgão federal ligado ao Ministério da Economia, notificou 180 estabelecimentos públicos e privados de Montes Claros, no Norte de Minas, por causa de irregularidades nas instalações elétricas. Estes locais têm o prazo de 120 dias para apresentarem um laudo referente às condições elétricas elaboradas por um profissional legalmente habilitado.






Entre os locais notificados está o terminal rodoviário, que atende cerca de 2600 pessoas diariamente. Recentemente, foi registrado um princípio de incêndio em uma caixa de som da rodoviária. Mesmo assim, ainda é possível encontrar fios expostos tanto na parte externa, quanto na interna.

A lista com os locais notificados inclui ainda o Hospital Universitário, a Prefeitura Municipal e até o Batalhão da Polícia Militar. De acordo com o auditor-fiscal, Hélio Magalhães, na cidade já foram registrados acidentes com vítimas fatais provocados por descarga elétrica.

“Já teve estabelecimento comercial onde falta aterramento elétrico na tomada e a empregada sofreu uma descarga elétrica e veio a falecer. Teve também outro caso de estrutura metálicas onde, novamente, um foi vitimado por descarga elétrica, caiu, bateu a cabeça e faleceu”.

Os responsáveis pelos locais notificados devem apresentar, ainda, junto ao laudo assinado por um profissional, um laudo do Corpo de Bombeiros, que irá fiscalizar, principalmente, os itens de prevenção. “São extintores, hidrantes, sinalização e iluminação de emergência. Importante que não tenha fios desencapados, não utilizar vários equipamentos em uma mesma tomada, tudo isso evita acidentes. Então, se a pessoa tiver a cultura de prevenção, vai evitar incêndios”, diz o tenente Davi Durães.

Segundo o auditor, os locais notificados podem ser autuados caso não apresentem o laudo dentro do prazo previsto. “Dependendo da gravidade da situação, quantidade de infração e nível de infração, podem ter as instalações elétricas interditadas”.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui