Indígenas interditam rodovias em Governador Valadares em protesto contra mudanças na Sesai

0

Um grupo de aproximadamente 300 indígenas de 10 tribos diferentes do Leste de Minas fecharam a BR-116 e a MGC-259, em Governador Valadares, nesta quarta-feira (27/03/2019). A manifestação começou por volta das 9h da manhã e foi encerrada no fim da tarde, quando o trânsito de veículos foi normalizado nas duas rodovias.

Os manifestantes utilizaram pneus e troncos de árvores para fechar a BR-116 e o trevo de acesso a MGC-259 em protesto contra uma proposta do Governo Federal, que propõe a municipalização dos serviços de saúde a indígenas.

O Ministério da Saúde informou que ainda estão sendo analisadas mudanças na Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e que não está prevista uma descontinuidade de ações do órgão. “O Ministério tem se pautado pela garantia da continuidade das ações básicas de saúde, a melhoria dos processos de trabalho para aprimorar o atendimento diferenciado à população indígena, sempre considerando as complexidades culturais e epidemiológicas, a organização territorial e social, bem como as práticas tradicionais e medicinais alternativas a medicina ocidental”, diz a nota.

Foto: Reprodução/WhatsApp


Leandro Silva | Aconteceu no Vale
Publicado em: 27/03/2019, às 22h12

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui