Certificado Internacional de Vacinação é emitido em Governador Valadares

0

Começou na terça-feira (19) em Governador Valadares o atendimento para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Agora são duas opções: presencial e on-line. Na opção presencial a pessoa vai ser direcionada à Policlínica, que é o ponto credenciado; já na emissão via web recebe o certificado via e-mail e pode imprimir em qualquer ponto.






A novidade é o processo on-line, que é bem simples e rápido. O interessado deve entrar no site da ANVISA (clicando aqui) e no final da página acessar o link “Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia” e o próprio site vai dando as orientações para preencher o cadastro, tanto para o agendamento na forma presencial quanto para a impressão on-line.

Segundo a coordenadora do Setor de Imunização do Município, médica Márcia Cordeiro, esta é mais uma forma de se fomentar a importância de cuidar da saúde por meio de um controle vacinal. “Primeiramente, estar com o cartão de vacinas completo é uma segurança de estar saudável, imunizado para determinadas doenças e para quem vai viajar esta opção on-line chega como uma facilidade sem contar a praticidade para quem está se preparando para viajar”, enfatizou ela.

O certificado é documento vitalício e que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional.

Somente pessoas que estão viajando com destino ou escala/conexão em países que exigem a vacinação precisam do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lembra que a vacina está disponível nas salas de vacinas da cidade e que a pessoa já deve estar imunizada antes de dar entrada nas duas modalidades de emissão do certificado.

Vale ressaltar que, nos meses de abril e maio, os agendamentos estarão reduzidos, tendo em vista o período da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Com a campanha, a demanda aumenta muito na sala que emite os cartões. No mês de junho, os agendamentos voltam ao normal.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: Prefeitura de Valadares)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui