Aperam leva as delícias e belezas do Vale à Feragro 2019

0

Empresa abre seu espaço para que empreendedores locais apoiados por ela realizem negócios na principal feira setorial do Vale do Jequitinhonha

A Aperam investe mais uma vez na vocação do Vale do Jequitinhonha para o agronegócio. A empresa é patrocinadora oficial da quarta edição da Feira Regional de Máquinas, Equipamentos e Insumos Agropecuários (Feragro). Mas, neste ano, a Aperam traz uma nova proposta: abre seu estande para ocupação integral por seus parceiros sociais com quem desenvolve projetos de geração de renda, empreendedorismo e manifestações culturais do Vale do Jequitinhonha. O principal evento setorial da região ocorre nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de março, em Capelinha-MG.

O estande da Aperam estará repleto das delícias e belezas dos produtos desenvolvidos pelos projetos Apicultura da Aperam BioEnergia; Artesanato do Buriti e Campo Alegre; Fábrica de Rapadura do Bonfim; Fábrica de Farinha Ribeirão dos Santos Acima; e Dê Alças à Reciclagem.

“Como estamos sempre promovendo o desenvolvimento de nossos parceiros, entre capacitação e geração de negócios, a Feragro representa uma excelente vitrine para gerar oportunidades aos empreendedores sociais das comunidades em que atuamos”, diz Edimar de Melo Cardoso, diretor de operações da Aperam BioEnergia.

Mais de 90 mil pessoas já foram beneficiadas diretamente em programas da Aperam nas áreas de educação, meio ambiente, cultura, empreendedorismo por meio da Fundação Aperam Acesita. A instituição promove o desenvolvimento integrado e sustentável das comunidades onde atua, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Aço, sede da Aperam South America, siderúrgica que utiliza o carvão vegetal produzido pela BioEnergia para fabricação do Aço Verde Aperam.

Conheça os projetos

Apicultura

O apoio da Aperam proporciona o fortalecimento da cadeia produtiva do mel. Apicultores passam por capacitação que os ajuda na melhoria da qualidade e da produtividade de suas colmeias. Parte da produção é, inclusive, exportada. A região está entre as principais produtoras de mel em Minas Gerais.

– Produtos: mel

Artesanato do Buriti e Campo Alegre

A Aperam fomenta a comercialização do artesanato produzido por comunidades da região. Também oferece apoio na divulgação, comercialização, recursos para produção e material gráfico.

– Produtos: diversos produtos artesanais

Dê Alças à Reciclagem

Moradores de Santa Joana e Setúbal, de Itamarandiba, fazem produtos com materiais recicláveis doados pela empresa e pela população. A iniciativa tem apoio da Aperam BioEnergia, do Senar-MG e Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba.

– Produtos: bolsas, aventais, vassouras

Fábrica de Farinha Ribeirão dos Santos Acima

Desde 2012, a Aperam apoia a iniciativa da Associação de Pequenos Produtores de Ribeirão dos Santos Acima. A empresa cedeu um terreno para abrigar a produção de mandioca. Além disso, fornece resíduos para a roça comunitária e lenha para o forno de secagem da farinha.

– Produtos: farinhas e rapaduras

Fábrica de Rapadura do Bonfim

A Aperam investe na implementação de uma fábrica liderada pela Associação Comunitária do Bonfim. Os empreendedores puderam investir na reforma do local de produção, aquisição de equipamentos, além de terem acesso a capacitação e treinamentos técnicos.

– Produtos: rapadura, melado e açúcar mascavo

Sobre o Aço Verde – O compromisso com a sustentabilidade norteia os processos da Aperam. Graças à cadeia produtiva da Aperam BioEnergia, a produção de aço com uso de carvão vegetal oriundo de madeira plantada, além de garantir a autossuficiência de uma importante fonte de energia, credencia a Aperam South America como única produtora mundial de aço com 100% de carvão vegetal, proveniente de florestas renováveis de eucalipto. Desde a fase do melhoramento genético à carbonização da madeira, prevalece um rigoroso processo para reduzir a emissão de fumaça, preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O Aço Verde eleva os padrões no produto final da Aperam ao patamar sempre almejado pela Empresa: o de assegurar que em seus processos sejam mantidos a responsabilidade e o compromisso com o meio ambiente e com as futuras gerações.

Sobre a Aperam – A Aperam South America é uma produtora integrada de aços planos inoxidáveis, elétricos e aos carbonos especiais. A partir de uma gestão baseada nos valores liderança, inovação e agilidade, consolida-se como líder no mercado brasileiro em seu segmento. Sua planta industrial, localizada em Timóteo-MG, possui capacidade produtiva total de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Como um dos insumos principais, utiliza carvão vegetal produzido por sua subsidiária a Aperam BioEnergia no Vale do Jequitinhonha. A BioEnergia produz e comercializa carvão vegetal, tecnologia, mudas e sementes, a partir de florestas renováveis de eucalipto em Minas Gerais. As atividades da empresa geram cerca de 1.200 empregos diretos na região e são referência na adoção de modelos de gestão sustentável. A empresa segue os Princípios e Critérios do FSC® – Forest Stewardship Council, amplamente aceitos pela comunidade internacional como principal referência de práticas de sustentabilidade no setor. As florestas de eucalipto da empresa têm capacidade de produzir 400 mil toneladas de carvão vegetal por ano e localizam-se nos municípios de Itamarandiba, Capelinha, Veredinha, Turmalina e Minas Novas.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.