Água Boa e São Sebastião do Maranhão ocupam as últimas posições no Índice Mineiro de Responsabilidade Social

0

O Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS), ano base 2010, foi apresentado, na manhã dessa terça-feira (3), pela Fundação João Pinheiro (FJP). O índice é calculado a cada dois anos pelo Centro de Pesquisas Aplicadas da Fundação, com abrangência de todos os municípios mineiros, de modo a fornecer aos gestores públicos e à sociedade subsídios para a elaboração e a avaliação das políticas públicas e para a alocação de recursos financeiros, materiais e humanos.

De acordo com o IMRS 2010, Água Boa e São Sebastião do Maranhão estão entre os dez municípios que ocuparam as últimas posições. Além deles, Bertópolis, Santa Helena de Minas e Itaipé também fazem parte da lista dos piores desempenhos.

Extrema, no Sul do Estado, foi a cidade que obteve a melhor posição entre os 853 municípios de Minas Gerais. Na sequência do ranking, estão Congonhas, Brumadinho, Barão de Cocais, Ouro Preto, Belo Horizonte e Catas Altas, Formiga, Nova Lima e São João Batista do Glória

Além do Índice, o estudo disponibiliza cerca de 400 indicadores que contemplam as dimensões saúde, educação, segurança pública, assistência social, saneamento/meio ambiente/habitação, cultura, esporte /turismo/lazer, renda/ emprego e finanças municipais. “O Índice Mineiro de Responsabilidade Social é importante pela quantidade de referências que compõem sua base de dados. O extenso volume de informações permite que os usuários compreendam as nove dimensões a partir de diversos pontos de vistas”, observou presidente da Fundação João Pinheiro, Marilena Chaves.

A escolha dos indicadores que compõem o IMRS tomou por base, principalmente, as prioridades de programas e políticas públicas. Da forma como foi concebido, o Índice retrata a responsabilidade social conjunta das três esferas de governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui