Moradores de Montes Claros transformam área utilizada como lixão em jardim

0

Uma iniciativa de moradores do Bairro São Judas mudou o cenário de uma área utilizada para o descarte irregular de entulhos em Montes Claros. O local, que fica às margens da linha férrea na Avenida São Judas, foi por muito tempo o ponto de reprodução de insetos e animais peçonhentos.






A história tomou outro rumo após a iniciativa de uma moradora. Jovelina Alves de Brito mora perto no local há mais de 40 anos e é comum moradores utilizarem para o descarte irregular. “Aqui sempre foi assim. Sempre jogam lixo e entulho às margens da linha. Antes as pessoas jogavam de um lado, mas eu plantei algumas árvores, mas eles avançaram alguns metros e iniciaram outro lixão”, lamenta.

Cansada de ver novamente a área suja, a moradora voltou a se mobilizar e iniciou o plantio de mudas. “Comecei, e algumas pessoas já se dispuseram a ajudar. Espero que outros assumam o compromisso, pois sem a ajuda de todas as pessoas é impossível manter este local limpo. Quero fazer um jardim lindo com mais de 100 mudas de plantas”.

Além dos moradores, Jovelina Alves conseguiu o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, que fez as covas para o plantio de algumas mudas e preparou o local para colocar caixas d’água, a serem utilizadas na irrigação das mudas.

“Nós estivemos com os moradores que estão à frente desta ação. É importante este tipo de iniciativa. Nós, em parceria com a Gerência de Praças e Jardins, doamos 82 mudas e fizemos ainda uma conscientização sobre a importância de cuidar destas plantas”, explica a gerente da Educação Ambiental e Projetos Especiais, Vânia Mota.

Moradora espera que local tenha mais de 100 mudas de plantas — Foto: Pedro Neto/Prefeitura

Jovelina (ao centro) conseguiu o envolvimento de outros moradores — Foto: Pedro Neto/Prefeitura

Outras iniciativas

Às margens da ferrovia, outros dois pontos também foram transformados, desde o ano de 2017. Em um deles, no Bairro São Judas, uma corrente do bem criou um playground bastante colorido e agradável com a ajuda dos moradores, em parceria com a Ferrovia Centro Atlântica. No Bairro Morrinhos, no cruzamento das ruas Rio Grande do Norte e Dona Tiburtina, uma moradora criou um jardim em um local que era usado como lixão.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui