Temporal causa prejuízos em Jaíba, no Norte de Minas

0

Uma chuva acompanhada de fortes ventos em Jaíba, nesse domingo (17/03/2019), causou prejuízos a moradores e comerciantes, além de obstruir ruas da cidade. A secretaria de Obras da cidade informou que cerca de dez ruas precisaram ser interditadas, depois que árvores bloquearam a passagem de carros. O vendaval arrancou telhados de vários comércios e casas e derrubou, ainda, fios de energia da rede elétrica.






Segundo a Prefeitura, houve uma queda de energia em todos os bairros. Cerca de três horas depois, o abastecimento foi retomado, mas moradores relatam que algumas regiões só voltaram a ter luz pela manhã desta segunda (18). O vendaval começou por volta de 17h40 e a chuva veio alguns minutos depois, sendo que algumas localidades registraram granizo.

A secretaria de Obras de Jaíba informou que a operação de desobstrução de vias e reparos necessários começou ainda na noite de domingo. Pela manhã, duas equipes permanecem nas ruas realizando os trabalhos.

“Primeiro veio muito vento, depois chuva e caiu granizo em algumas regiões. Várias árvores caídas nas ruas também, telhados foram retirados de algumas casas. Ontem à noite já tivemos que fazer desobstrução de algumas vias, e hoje também as equipes estão trabalhando. Podemos dizer que as principais ruas foram bloqueadas, mas queremos normalizar ainda hoje. Os cabos de energia caíram e um transformador chegou a estourar”, diz o secretário Júnior Leonir.

O responsável pela pasta afirma que estão sendo utilizadas motosserras e veículos de grande porte para cortar e transportar árvores que caíram pelas ruas. Moradores contam que ficaram assustados com o vendaval e optaram por não sair de casa.

“Tinha muita poeira. Árvores caíram nas ruas, telhas voaram em algumas casas, nas áreas mais vulneráveis. Ficou sem energia até umas 21h no Centro da cidade. Todo mundo ficou assustado, foi bem forte mesmo. A impressão que dava é que as casas iam sair do lugar. Nunca vi isso em Jaíba. Eu ia na casa da minha mãe, mas não dava para sair de jeito nenhum”, conta a colunista Maria Suely Teixeira, moradora do Bairro Veredas.

Funcionários da Prefeitura de Jaíba fizeram desobstrução de ruas usando motosserras — Foto: Maria Suely/Arquivo Pessoal

Prejuízos a comerciantes

O temporal provocou transtornos também para comerciantes de Jaíba. Uma marmoraria localizada no Bairro Barcelona teve um galpão completamente arrancado pelo vento. A estrutura voou, assim como telhados e objetos de trabalho que ficavam no local. Segundo o empresário Marcelo Gonçalves, seis chapas de granito se quebraram e o prejuízo chega a R$ 5 mil.

“Arrancou o galpão, quebrou pedra, destruiu tudo. As telhas voaram longe. Só não foi embora tudo porque uma parte estava amarrada a um fio. O prejuízo que a gente levou aqui é demais, mas já estamos começando a reconstruir”, diz.

Até esta publicação, a Prefeitura de Jaíba não atendeu chamados de moradores que sofreram danos graves nas residências. A orientação é que possíveis vítimas desalojadas procurem o município.

Marmoraria de Jaíba teve galpão completamente detruído depois do Vendaval — Foto: Marcelo Gonçalves/Arquivo pessoal

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui