Home / Vale do Jequitinhonha / Forte chuva causa estragos em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha

Forte chuva causa estragos em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha

Após o calor intenso durante este feriado prolongado de Carnaval, fortes chuvas atingiram diversos municípios mineiros, incluindo Capelinha, que na tarde desta terça-feira (05/03/2019) registrou alagamentos em alguns trechos e estragos em diversos pontos da cidade. Imediatamente após o fim da chuva, funcionários da Prefeitura Municipal, liderados pelo secretário de Obras Púbicas, Paulinho Valadares, iniciaram a limpeza e a recuperação das vias.





O forte temporal causou estragos na pavimentação de vias da área central, como as ruas Governador Valadares, Ozanan Pimenta e Raul Coelho, onde a enxurrada invadiu casas. Na Avenida Clóvis Pimenta, a obra de drenagem construída no início da atual gestão municipal impediu que as casas fossem atingidas.

A calçada do prédio da agência da Caixa Econômica Federal, localizada na esquina da Avenida Clóvis Pimenta com rua Governador Valadares, foi invadida pela correnteza. O mesmo ocorreu em casas e trechos da Avenida Berilo, no Bairro Vista Alegre.


Ações já realizadas evitaram estragos maiores

A topografia acidentada de Capelinha é, historicamente, uma questão que contribuiu e muito para que as fortes chuvas provoquem estragos nas regiões mais baixas da cidade. Obras e ações já realizadas na atual gestão municipal, no entanto, vêm impedindo que os problemas sejam ainda maiores. Entre elas:

- Rede de drenagem pluvial na Avenida Clóvis Pimenta

- Construção de barreira de proteção na Rua Dr. Hermelindo (que impediu, inclusive, que um carro caísse no córrego na tarde de hoje)

- Construção de barragem na região dos bairros Grajaú e Nações (em parceria com o empresariado local), para escoar a água das chuvas

- Manilhamento na Rua Deca Abrantes (em andamento)

- Caixas de recebimento de enxurrada na Avenida Tancredo Neves

- Caixas de contenção na região de Campo Limpo (para conter a erosão na estrada e preservar as diversas nascentes existentes no local)

- Limpeza das margens do Córrego Areão (em andamento através do Programa Mais Natureza), entre outras


Sua casa foi atingida? Avise a Polícia Militar

Até o momento, a Defesa Civil de Capelinha não foi acionada por nenhum morador, e o mesmo ocorre em relação a Assistência Social e a Polícia Militar. Quem precisar de auxílio, deve ligar imediatamente para o número 190.


Prefeito visita locais atingidos

Tão logo acabou a chuva desta terça-feira, o prefeito Tadeuzinho Abreu dirigiu-se aos locais atingidos, e postou vídeo nas redes sociais sobre as ações já iniciadas. O prefeito determinou, além da atuação das secretarias de Obras e Transporte, ajudas às famílias acometidas pelos estragos, através da equipe da Secretaria de Assistência Social que, junto com a Defesa Civil, irá mapear os locais para atuação imediata.


Vídeos






Fotos

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Ascom Prefeitura de Capelinha)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>