Número de infectados com vírus da Aids em Governador Valadares aumenta 110% em dois anos

0

Governador Valadares já registrou neste ano nove casos confirmados de pessoas infectadas com o vírus da Aids. A notícia preocupa, já que o número de soropositivos aumentou em 110% nos últimos dois anos no município. De acordo com os dados do Centro de Referência em Atenção Especial à Saúde (Crase), em 2017 foram registrados 65 casos na cidade. O número mais que dobrou e chegou a 144 no ano seguinte.






Segundo Nívia de Oliveira Camilo, psicóloga do Crase, a maior incidência é entre pessoas de 20 a 34 anos. “O jovem ele tem essa questão com ele, não tem muito receio desse tipo de doença. Então abandona o uso de preservativo, porque no discurso dele, se pegar algum tipo de doença sexualmente transmissível, é só fazer o tratamento”, alerta.

Serviço público

Para tentar combater os números alarmantes na cidade, o município oferece exame e tratamento gratuitos em parceria entre as unidades básicas de saúde e o Crase. “As unidades básicas de saúde, que a gente chama de casadas, existe o teste rápido. O teste que fura o dedo e a pessoa tem aquela informação praticamente na hora que faz o exame. Mas aí, se qualquer coisa der positivo, essa pessoa vai ser encaminhada para o Crase, para a continuidade do tratamento”, explica a psicóloga.

Ainda segundo Nívia de Oliveira, o serviço municipal oferece acompanhamento psicológico e multidisciplinar, com enfermeiros, assistentes sociais, infectologista, clínico geral, dermatologista e urologista, tanto para portadores do HIV quanto de sífilis.

Aqueles que quiserem procurar o Crase, o Centro funciona na Rua Oswaldo Cruz, 242, Bairro Esplanada. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, de 7h às 11h e de 13h às 17h. Os telefones de contato do Crase são: (33) 3271-3048 / 3271-6836.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: G1 Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui