Home / Saúde / Samu esclarece sobre ambulâncias estacionadas no pátio de centro de convenções em Teófilo Otoni

Samu esclarece sobre ambulâncias estacionadas no pátio de centro de convenções em Teófilo Otoni

Em resposta aos questionamentos da população sobre as ambulâncias do SAMU que estão estacionadas no pátio do Expominas (Centro de Convenções), em Teófilo Otoni, a secretaria executiva do CISNORJE, Elaine Guedes, esclareceu que os veículos não estão no local por esquecimento, mas que para o funcionamento das mesmas algumas regras e protocolos devem ser seguidos. “Estas ambulâncias foram doadas ao CISNORJE pelo Estado de Minas Gerais, mas ainda não estão autorizadas a rodar, haja vista a necessidade de seguir um protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde”.





As ambulâncias que estão estacionadas no pátio têm duas finalidades: a substituição da frota do SAMU (que é feita a cada 05 anos), contudo elas precisam ser vistoriadas, monitoradas via satélite e controladas pelo Ministério da Saúde.

A outra finalidade é a previsão de implantação de novas bases do SAMU em outras cidades que compõem a regional, ou seja, as futuras bases que já estão contempladas pelo Ministério da Saúde, mas ainda não foram habilitadas pelo Estado, que é a fonte de financiamento para o pleno funcionamento do serviço.

A nova gerencia do SAMU tomou posse no dia 02 de fevereiro, e, desde essa data a equipe do prefeito de Itambacuri e presidente do SAMU, Henrique Scofield (PR), tem visitado todas as 22 bases que compõem a região Macro Nordeste Jequitinhonha do CISNORJE, em busca de alternativas viáveis e necessárias, pensado no melhor atendimento possível do Samu em todos os locais da administradora, inclusive pesquisando a necessidade ou não de substituição da frota das referidas bases descentralizadas.

“A população pode se tranquilizar que estamos realizando um trabalho pormenorizado, vistoriando todas as 22 bases que necessitam fazer a troca de ambulâncias, bem como buscando viabilizar junto ao Estado a conclusão do planejamento para as aberturas de mais bases em diversas outras cidades. O nosso desejo, enquanto secretaria executiva do Samu, é aumentar ainda mais o número de atendimento de urgência e emergência para a nossa população. E o mais importante é que todo esse atendimento seja realizado com segurança, com veículos que estejam dentro das diretrizes do Ministério da Saúde”, conclui a secretaria executiva Elaine Guedes.

Foto: Reprodução/Diário de Teófilo Otoni

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Diário de Teófilo Otoni)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>