Samu esclarece sobre ambulâncias estacionadas no pátio de centro de convenções em Teófilo Otoni

1

Em resposta aos questionamentos da população sobre as ambulâncias do SAMU que estão estacionadas no pátio do Expominas (Centro de Convenções), em Teófilo Otoni, a secretaria executiva do CISNORJE, Elaine Guedes, esclareceu que os veículos não estão no local por esquecimento, mas que para o funcionamento das mesmas algumas regras e protocolos devem ser seguidos. “Estas ambulâncias foram doadas ao CISNORJE pelo Estado de Minas Gerais, mas ainda não estão autorizadas a rodar, haja vista a necessidade de seguir um protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde”.






As ambulâncias que estão estacionadas no pátio têm duas finalidades: a substituição da frota do SAMU (que é feita a cada 05 anos), contudo elas precisam ser vistoriadas, monitoradas via satélite e controladas pelo Ministério da Saúde.

A outra finalidade é a previsão de implantação de novas bases do SAMU em outras cidades que compõem a regional, ou seja, as futuras bases que já estão contempladas pelo Ministério da Saúde, mas ainda não foram habilitadas pelo Estado, que é a fonte de financiamento para o pleno funcionamento do serviço.

A nova gerencia do SAMU tomou posse no dia 02 de fevereiro, e, desde essa data a equipe do prefeito de Itambacuri e presidente do SAMU, Henrique Scofield (PR), tem visitado todas as 22 bases que compõem a região Macro Nordeste Jequitinhonha do CISNORJE, em busca de alternativas viáveis e necessárias, pensado no melhor atendimento possível do Samu em todos os locais da administradora, inclusive pesquisando a necessidade ou não de substituição da frota das referidas bases descentralizadas.

“A população pode se tranquilizar que estamos realizando um trabalho pormenorizado, vistoriando todas as 22 bases que necessitam fazer a troca de ambulâncias, bem como buscando viabilizar junto ao Estado a conclusão do planejamento para as aberturas de mais bases em diversas outras cidades. O nosso desejo, enquanto secretaria executiva do Samu, é aumentar ainda mais o número de atendimento de urgência e emergência para a nossa população. E o mais importante é que todo esse atendimento seja realizado com segurança, com veículos que estejam dentro das diretrizes do Ministério da Saúde”, conclui a secretaria executiva Elaine Guedes.

Foto: Reprodução/Diário de Teófilo Otoni

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: Diário de Teófilo Otoni)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui