Home / Vale do Mucuri / Aeroporto de Teófilo Otoni ganha equipamento para facilitar pouso de aeronaves

Aeroporto de Teófilo Otoni ganha equipamento para facilitar pouso de aeronaves

Foi implantado no Aeroporto Municipal Kemil Kumaira (IATA: TFL, ICAO: SNTO), em Teófilo Otoni/MG, o sistema de Equipamentos Radiotelemétricos (DME). O instrumento mede a distância entre o aeródromo e a aeronave.





Técnicos da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro “Ciscea” e da IACIT (empresa produtora do aparelho) foram recebidos pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jonas Boa Ventura. O equipamento foi instalado com sucesso e já está em plena atividade e funcionamento. No teste do equipamento em Teófilo Otoni, a Anac disponibilizou um Jato Legacy, que sobrevoou a cidade por 25 minutos.

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro contratou, junto a empresa IACIT Soluções Tecnológicas S/A, a implantação de 33 DME’s em várias localidades do Brasil, sendo que um dos locais selecionado foi Teófilo Otoni.

A implantação dos referidos DME visa possibilitar, de modo seguro e eficaz, o provimento de um meio alternativo ao Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) para rotas aéreas e procedimentos de navegação aérea nos principais aeroportos brasileiros.

Foto: Reprodução/Diário de Teófilo Otoni

Foto: Reprodução/Diário de Teófilo Otoni

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Via Diário de Teófilo Otoni)

3 Comentários

  1. É lamentável que ainda estejamos instalando esses equipamentos. Tecnologia do século passado. Todos esses equipamentos foram substituídos pelo GPS (GNSS) que é mais preciso, livre, grátis e sem nenhum ônus de manutenção e técnicos especializados. DME só é viável quando instalado em conjunto com outro antigo equipamento chamado VOR, também em desuso. Alguém ganhou um bom dinheiro, algo em torno de R$ 800 mil no mínimo. Lamentável.

  2. Melhor esse do que nenhum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>