Operação Rota 33 prende 20 pessoas em municípios do Vale do Rio Doce e Triângulo Mineiro

0

Vinte pessoas foram presas nesta quarta-feira (13/02/2019) durante a operação “Rota 33”, deflagrada pela Polícia Civil para desarticular uma organização criminosa que atuava nas cidades de Governador Valadares, Itanhomi e Frei Inocêncio, no Leste de Minas, e em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Além das prisões, a operação já apreendeu cerca de 270 kg de maconha, 40 kg de pasta base de cocaína, quatro veículos, armas de fogo, munição e R$ 10 mil.






A operação foi batizada por conta da localização de Governador Valadares, que facilita a passagem de drogas para outras cidades e estados.

“A operação recebeu a denominação de ‘Rota 33’ exatamente para demonstrar que Valadares é tida como uma cidade atrativa para o escoamento e permanência para o tráfico de drogas. Basta ver que a cidade é cortada por rodovias federais e estaduais. Neste caso, nessa investigação que a delegacia de tóxicos de Valadares conseguiu implementar, restou demonstrado que uma grande organização criminosa devidamente estabelecida no Triângulo Mineiro, em Ituiutaba, estava não apenas distribuindo e fornecendo drogas aqui no Leste de Minas, como também levando essas drogas para os estados do Espírito Santo e Bahia”, explicou o delegado Fábio Guilherme Barreto.

Ainda de acordo com o delegado, as investigações apontaram uma ligação entre traficantes do Triângulo Mineiro com Governador Valadares. “Após um ano de investigações conseguiu-se demonstrar que Valadares tinha um link direto com Ituiutaba. Os maiores traficantes de Valadares recebiam essa droga diretamente dessa organização criminosa e repassavam para setores e segmentos de menor escalão na cidade. Esse principal traficante foi preso e a partir dessa prisão foi possível a identificação dos principais membros dessa organização criminosa”, esclareceu.

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Organização e patrimônio do tráfico

O delegado Clériston Lopes de Amorim apontou características que levaram a Polícia Civil a constatar que tratava-se de uma organização criminosa atuando em conjunto no tráfico.

“As condutas foram devidamente individualizadas, nós identificamos que existem diferentes funções. Existem os traficantes que são os fornecedores da droga, existe o grande traficante em Valadares que foi preso, que distribui para outros traficantes. Existem pessoas que são ‘braços direitos’ desse grande traficante, que são responsáveis por distribuir e guardar as drogas”.

Além das apreensões, a Polícia Civil solicitou bloqueio bancários referentes à organização. “Seis contas bancárias dos fornecedores da droga, que são da região de Ituiutaba. Pedimos o bloqueio dessas contas. No total pedimos bloqueio de 25 contas de pessoas físicas e jurídicas ligadas a essa associação criminosa”, explicou o delegado Clériston Lopes.

Para ele, o bloqueio se justifica para afetar a saúde financeira da organização. “O objetivo dessa operação não é só prender traficantes. Foi realmente desmantelar essa organização que já estava instalada em Governador Valadares, mas que tinha braço direto no Triângulo Mineiro, o braço fornecedor. A gente entende que só prender o traficante e não tirar o patrimônio obtido de maneira ilícita não rende muito fruto. Não resolve muita coisa”.

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Foto: Polícia Civil/Divulgação

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: G1 Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui