Abertas inscrições para os Jogos Escolares de Minas Gerais de 2019

0

As cidades interessadas em garantir uma vaga no maior evento esportivo-social do Governo de Minas, os Jogos Escolares de Minas Gerais  (Jemg) de 2019, devem ficar atentas. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 11 de março.  Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que reúne as áreas da Assistência Social, Trabalho, Direitos Humanos e Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE), o Jemg é destinado a jovens de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do estado. No ano passado, 701 municípios participaram das competições, executadas pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).






O processo de inscrição é simples e rápido: basta o representante municipal acessar o site jogosescolares.esportes.mg.gov.br.  Estão disponíveis também para consulta o regulamento geral e os específicos de cada modalidade (clique aqui), além de um passo a passo para as inscrições das cidades e das escolas (clique aqui).

As competições são realizadas em três etapas. Na microrregional, de abril a junho, os jogos acontecem em sedes nas áreas de abrangência das 47 Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais e têm duração média de oito semanas. Nela, estão incluídos basquetebol, futsal, handebol, vôlei e xadrez.

Os campeões em cada uma dessas modalidades e os quatro primeiros colocados no xadrez avançam para a etapa regional, realizada nas seguintes regiões: Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Aço, Central e no Norte de Minas. Esta etapa, que deve ser realizada também em junho, inclui o vôlei de praia e a peteca.

Os vencedores da etapa regional seguem para a estadual, que no ano passado foi realizada na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Nesta fase, entram todas as modalidades de esportes já executadas, incluindo ainda o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação e tênis de mesa, além das modalidades paralímpicas, como o atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, golbol, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais buscam fomentar a prática do esporte para fins educativos e contribuir para o desenvolvimento integral do estudante, estimulando o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares. Além disso, indica o representante do estado nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições nacionais promovidas pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente.

Foto: José Carlos Paiva/Agência Minas

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui