Participa UFMG – Brumadinho discute ações de médio e longo prazos

0

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promove amanhã (4) reunião do Participa UFMG – Brumadinho, programa que visa assistir a população atingida pelo rompimento da barragem da mineradora da Vale. O encontro tem como propósito unificar conhecimentos técnicos e estruturar grupos de trabalho para ações de médio e de longo prazos relacionadas ao desastre.






Segundo a assessoria de imprensa da universidade, as quatro pró-reitorias acadêmicas – de graduação, de pós-graduação, de pesquisa e de extensão – lançarão um edital de apoio financeiro a projetos com medidas que atenderão a comunidade e voltadas a aspectos ambientais. Para esta semana, já está sendo agendado também um workshop direcionado a engenheiros que pretendam discutir questões inerentes ao ramo da mineração.

Em vídeo registrado pela TV UFMG, a reitora da instituição, Sandra Goulart Almeida, explicou que os voluntários do programa, criado no âmbito do desastre de Mariana (MG), irão debater um plano de ação, composto por diretrizes que possam ser aplicadas em curto, médio e longo prazo.

“No momento, a prioridade é, realmente, dar apoio às pessoas que foram atingidas, quer sejam elas mesmas ou com a perda de familiares. Isso é importante. Por isso é que o nosso pessoal que trabalha com direitos humanos e psicologia já está lá [em Brumadinho], nesse momento”, disse.

O Polos de Cidadania, formado por pesquisadores da UFMG com experiência em prestar apoio psicológico e sociojurídico a comunidades afetadas por tragédias socioambientais, tem oferecido, gratuitamente, esse suporte às vítimas, em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social da PUC-Minas (Nupegs) e a organização não governamental Abrace a Serra da Moeda.

Representantes de instituições, coletivos e movimentos sociais que queiram integrar o Participa UFMG – Brumadinho podem se cadastrar, até 15 de fevereiro, no formulário online. Os demais participantes podem se inscrever no e-mail participaufmg@ufmg.br, usado também para esclarecimento de dúvidas.

Animais

Equipes da UFMG também têm se mobilizado, nos últimos dias, em torno do resgate de animais que se encontravam na região do rompimento da barragem. Em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), a Escola de Veterinária está cadastrando voluntários entre profissionais da área.

Os interessados devem entregar formulário preenchido e impresso no Centro de Extensão (Cenex) da Escola de Veterinária, campus Pampulha, ou enviar e-mail para ascom@crmvmg.gov.br com as seguintes informações: nome completo, número de inscrição do CRMV-MG (caso seja inscrito), área de atuação profissional e telefone de contato.

Leia mais

– COBERTURA COMPLETA DA TRAGÉDIA EM BRUMADINHO

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui