Tremor de terra assusta moradores no Norte de Minas

1

Um tremor de terra considerado leve por especialistas foi registrado em Montes Claros na noite dessa quinta-feira (31) e assustou muitos moradores da cidade. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) confirmou na manhã desta sexta-feira (1) que o sismógrafo localizado no Parque Estadual da Lapa Grande captou o abalo e constatou que o epicentro foi na zona rural no Distrito de Nova Esperança. A instituição afirma que o fenômeno natural teve 1,4 de magnitude e ocorreu às 22h01.






De acordo com o analista de sismologia da Unimontes, Maykon Fredson Freitas, dificilmente um tremor de magnitude inferior a 2,0 causaria danos às estruturas de imóveis. O especialista explica que alguns bairros de Montes Claros não sentiram o abalo, que pode ter sido mais forte no Santos Reis e em regiões próximas à Vila Atlântida. Os bombeiros receberam 16 ligações de moradores assustados, mas não foi registrada nenhuma ocorrência.

A dona de casa Cristiane Aparecida mora no Bairro Acácias e se preparava para dormir quando escutou o barulho. A mulher chegou a acordar o marido para checar se estava tudo bem. “A gente fica assustada, né? Na hora eu pensei que era um tremor mesmo. Vi a persiana tremendo muito e escutei o estrondo. Acordei meu esposo, falou que eu estava variando, mas liguei para minha cunhada e ela também sentiu”, conta.

Não é a primeira vez que moradores de Montes Claros sentem tremores de terra. O último foi em setembro de 2017 e teve magnitude de 2.2. O analista Maykon Fredson explica que não é preciso que as pessoas criem pânico, mas é importante ter cuidado com estruturas frágeis porque provavelmente outros abalos podem surgir.

“Tremores leves assim não causa danos nas residências. Algumas regiões da cidade não sentiram, justamente pelo tremor ser leve. De certa forma, é um alerta para casas mais frágeis. Montes Claros é uma região de falha geológica ativa e podem ocorrer tremores como o de ontem”, diz.

O especialista explica ainda que os tremores não têm relação com a temperatura do ambiente, apesar de moradores da região acreditarem que os abalos estão relacionados ao calor. “Os tremores são eventos naturais internos e não têm relação com temperatura do ar. São causados apenas por falhas geológicas”, reforça Maykon.

A advogada Amanda Veloso mora com a família no Bairro Todos os Santos. Ela conta que já havia sentido um tremor antes, mas ela e a mãe se assustaram e acreditavam que algo de grave pudesse ter ocorrido.

“Dessa vez foi tipo um estrondo, pareceu um baque mesmo. Não foi como das outras vezes. Minha mãe estava no quarto e eu na sala, saindo de casa. Senti que ia cair na hora da vibração e segurei na porta. Ela deu um pulo e saiu correndo para ver se eu tinha caído, foi engraçado. Senti que parecia uma explosão, mas para minha mãe eu que tinha caído”, brinca.

Uma moradora do Bairro Vila Regina, Sara Costa, também relatou ter ouvido um estrondo. Ela diz que, quase simultaneamente, sentiu a terra tremer e os cachorros latiram muito.

“Não foi tão forte, mas deu sim pra perceber que tremeu e logo em seguida os cachorros da região ficaram latindo muito. A onda foi pequena, pareceu que correu como se fosse apenas por metade da casa, isso porque eu moro num apartamento de segundo andar”, conta Sara Costa.

Foto: Unimontes/Divulgação

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: G1 Grande Minas)

1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria que Maykon Fredson Freitas, fizesse um mapa das magnitudes e localização do epicentro dos terremotos no Norte de Minas e cidades e bairros com relatos da percepção dos abalos. Também cruzasse com as informações de outras regiões e com eventos de exploração de águas profundas como poços artesianos (muito comuns em Minas), utilização de barragens de água e rejeitos minerários na região, exploração minerária, temperatura das terras subterrânea e temperatura do ar, sumiço ou alterações na acidez / alcalinidade de nascentes, veios de água, rios, lagos e barragem. Importante não se restringir a questão de falha geológica e sim procurar consequências e reflexos da / na atividade humana. Solicito que assista ao filme Inferno de Dante e faça uma investigação mais detalhada. Ou seja, faça um dossiê detalhado como se fosse analisar riscos de catástrofes no Norte de Minas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui