Ministério Público obtém condenação a penas de mais de 30 anos para integrantes de organização criminosa envolvida em explosões de caixas eletrônicos no Norte de Minas

0

O Juízo da comarca de Francisco Sá, no Norte do estado, acolheu pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e condenou seis integrantes de uma organização criminosa envolvida em explosões a caixas eletrônicos a penas que variam de 30 anos e oito meses a 35 anos e quatro meses de reclusão para cada réu.

As investigações empreendidas pelas Polícias Civil e Militar, sob coordenação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), regional Montes Claros, e da Promotoria de Justiça de Francisco Sá, constataram a atuação da organização criminosa, então composta de oito integrantes, e deram origem à Ação Penal proposta em face dos seis denunciados condenados e de mais dois denunciados que se encontram foragidos (para os quais o feito foi suspenso).

Ao analisar os elementos processuais, a Justiça entendeu haver muitas provas da prática, por cada um dos integrantes do grupo, dos delitos de organização criminosa, explosão com fim de obtenção de vantagem pecuniária, roubo qualificado e latrocínio tentado contra diversas vítimas, motivo pelo qual a condenação individual superou a faixa dos 30 anos de pena privativa de liberdade.





De acordo com a Ação Penal, os réus condenados formaram uma organização criminosa voltada especialmente para a prática dos delitos de explosão a caixas eletrônicos e ataques a agências bancárias no Norte de Minas Gerais. No dia 29 de setembro de 2017, os réus e seus comparsas foragidos, fortemente armados, deslocaram-se ao município de Capitão Enéas, onde renderam transeuntes e passaram a explodir os caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil do município.

Durante a ação, os criminosos chegaram a atirar contra a unidade local da Polícia Militar, visando impedir uma reação das forças de Segurança Pública. Atiraram também contra residências situadas nas imediações da agência bancária.

Em seguida, os criminosos fugiram por estradas vicinais sentido Montes Claros, mas se depararam com uma viatura da Polícia Militar, trocando tiros e empreendendo nova fuga por uma mata, após se acidentarem com o veículo. Um dos criminosos foi baleado e não conseguiu escapar, sendo detido e preso no local em que o veículo foi abandonado.

Segundo informado pela Polícia Militar, após as ações empreendidas pelas forças de Segurança Pública para combater as explosões de caixas eletrônicos na região, inclusive pelos órgãos do Ministério Público, o número de crimes desta modalidade teve redução de aproximadamente 75% em 2018 em comparação com 2017.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui