Governador Anastasia ouve reivindicações de municípios da região em encontro realizado em Montes Claros

0

O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB) participou de um encontro nesta segunda-feira (2), em Montes Claros, Norte de Minas, com 200 prefeitos das regiões do Norte de Minas, do Vales de Jequitinhonha e Mucuri, além de deputados federais e estaduais. No evento foram discutidos o fortalecimento dos estados e municípios, por intermédio do “Pacto Federativo”.

“O Brasil é uma país continental, nós temos 5.565 municípios, e diferenças complexas, uma coisa é a Amazônia, outra coisa são os Pampas, uma coisa é o Jequitinhonha, outra coisa é o norte-mineiro, outra coisa é o ABC Paulista. O governo federal quer abraçar o mundo com as pernas, centralizando os recursos em Brasília. Esse ato aqui, onde o Norte, o Jequitinhonha e o Mucuri em peso, em torno de Anastasia e das grandes lideranças de Minas, dar um grito ‘federação já’”, comenta o presidente do PSDB-MG, Marcus Pestana.

De acordo com o governador Anastasia, a desconcentração dos recursos públicos servirá para melhorar a gestão e a infraestrutura dos municípios.

“Nosso grande objetivo com essa reunião é fazer uma lembrança fundamental ao povo mineiro e aos prefeitos, saber dessa necessidade, prestigiarmos a federação, dividirmos melhor os recursos do Brasil, para que as prefeituras e os governos dos estados possam realizar melhor as suas obras e implementar seus serviços públicos”, fala Anastasia.
Durante o encontro governador defendeu mudanças no pacto federativo e afirmu que hoje, 70% das receitas ficam para a União e faltam recursos para os municípios investirem em setores básicos como educação, sáude, transporte e segurança.

Estava prevista também a presença do presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, mas sua irmã, Ângela, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) o que impediu o senador de comparecer ao evento.

Na ocasião, o prefeito de Rubelita, Inael Murta, fez um apelo aos presentes para que se realizem obras que tragam mais segurança para a BR-251, que ele chamou de Estrada da Morte. “Estamos celebrando hoje a Missa de Sétimo Dia de quatorze amigos e irmãos meus, que morreram naquela estrada”, disse, se referindo ao acidente ocorrido no último dia 25 e que envolveu uma carreta e um micro-ônibus que levava pacientes de Rubelita para Montes Claros, onde iriam receber tratamento de saúde.

Durante o encontro representantes da AMAMS (Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene) entregaram às autoridades presentes um manifesto no qual solicitam que sejam revistos os valores atuais do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Via G1 e Jornal Montes Claros / Fotos: Fábio Marçal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui