Polícia resgata 15 aves mantidas em cativeiros no Vale do Aço

0

A Polícia Militar de Meio Ambiente, em ação conjunta com agentes de endemias, realizou uma operação em Ipatinga e Belo Oriente, no Vale do Aço, que apreendeu nesta quinta-feira (17/1/2019) 15 pássaros mantidos irregularmente em cativeiro. Segundo a polícia, os animais tinham sinais de maus-tratos. Duas pessoas foram detidas.

Em Ipatinga, os militares acompanharam agentes de endemias para recolher um cão que apresentou suspeita de sintomas de leishmaniose. Ao chegar na casa onde o animal estava sendo mantido, no Bairro Esperança, também foram encontrados 10 pássaros da fauna silvestre.

“O cão estava em um ambiente totalmente escuro, abafado, sem água e sem alimento, em meio as próprias fezes, já bem debilitado. Os pássaros estavam presos em gaiolas normais, sem qualquer outro tipo de alteração”, afirma o tenente da Polícia Militar de Meio Ambiente, Wilson Ferreira de Moura.





Um dos pássaros apreendidos possuía uma anilha, que serve para identificar o animal e o seu proprietário. A polícia fez uma pesquisa pelo número de identificação, que levou os militares até outra casa, no Bairro Cachoeira Escura, em Belo Oriente. Neste local foram encontrados mais cinco pássaros sem registros. Ainda de acordo com a polícia, as aves seriam comercializadas.

Dos 15 pássaros apreendidos, 12 já foram soltos em seu habitat e os outros três estão sob cuidados da Usipa. O cão foi levado para o Centro de Zoonoses de Ipatinga, onde passará por novos exames para constatar se foi contaminado ou não com a leishmaniose.

Os autores detidos foram liberados após assinarem ocorrência. Segundo a PM, outros dois envolvidos, suspeitos de atuarem junto a dupla, não foram localizados e serão intimados pela Justiça.

Foto: Polícia Militar/Divulgação

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: G1 Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui