Encontro de Folia de Reis em Rio Pardo de Minas busca valorização da cultura e religiosidade popular

0

Acontece neste domingo (6/1/2019) em Rio Pardo de Minas, no Norte do Estado, o IV Encontro de Folia de Reis. O evento tem como objetivo fortalecer laços entre os diversos grupos e manifestações culturais da região e dar visibilidade à cultura e a religiosidade popular. Nove grupos de folia e um grupo de cantigas de roda se apresentam no evento, totalizando cerca de 150 foliões e folionas. A programação é gratuita.





Um dos organizadores do evento, Aldinei Sebastião Dias Leão, disse que a festa já virou tradição no município e esta edição vem com algumas novidades. “Os grupos se apresentarão durante todo o dia pela cidade e nas casas da população, em seguida vão se reunir para a missa dos foliões e para finalizar vão apresentar no palco para o público, na Praça da Matriz”, disse ele.

A Folia de Reis é uma festa popular e muito tradicional em várias regiões do país. A festa é uma das mais emblemáticas do folclore do país. A Folia tem intuito de celebrar a visita dos três reis magos (Gaspar, Melchior e Baltazar) ao menino Jesus. As festas são realizadas em vários locais de 24 de dezembro até o dia seis de janeiro, quando os reis magos chegam a Belém.

“Tudo isso só está sendo possível graças à força do menino Jesus, dos Santos Reis, da vontade dos reiseiros, e do apoio de entidades, comerciantes locais e o trabalho voluntário daqueles que amam nossa cultura”, destacou Aldinei.

O Encontro de Folia de Reis é realizado pelo Ponto de Cultura Riguilido, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Foto: Ponto de Cultura Riguilido/Divulgação

Foto: Ponto de Cultura Riguilido/Divulgação

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui