Romeu Zema anuncia novos secretários e componentes do Governo de Minas

0

O governador diplomado Romeu Zema (NOVO) divulgou em suas redes sociais, na tarde desta sexta-feira (21/12/2018), os futuros secretários estaduais de Educação e Desenvolvimento Econômico, além dos responsáveis pelos órgãos autônomos da Advocacia Geral do Estado e da Controladoria Geral do Estado.

Para a Secretaria de Educação, a profissional selecionada foi a doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em estudos de desenvolvimento pela University of London, servidora pública concursada Julia Sant’Anna.

Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o escolhido foi o engenheiro Manoel Vitor de Mendonça Filho. Ele possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especializações em Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral e INSEAD (European Institute of Business Administration), além da experiência de ter ocupado postos de direção de empresas de grande porte com atuação no Brasil e na América Latina.

Órgãos autônomos

Assim como a Ouvidoria Geral do Estado, que será comandada pela advogada Simone Deoud, outros dois órgãos autônomos já têm os nomes definidos pelo governador diplomado Romeu Zema: a Advocacia e a Controladoria Geral do Estado. Os órgãos autônomos estão vinculados diretamente ao Gabinete do Governador.

O Advogado Geral do Estado no Governo Zema será o mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Sérgio Pessoa. Servidor público efetivo, ele é procurador do Estado de Minas Gerais, desde 1998, já tendo exercido os cargos de Procurador-Chefe da Consultoria Jurídica e Advogado-Geral Adjunto.

O Controlador Geral do Estado, no novo governo mineiro, será o economista formado também pela UFMG, Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda. Ele é doutorando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Contabilidade também pela UnB.

“Selecionamos profissionais de alto gabarito para o secretariado e os órgãos autônomos em um processo de seleção de talentos humanos bastante criterioso em que valorizamos os servidores concursados com sólida formação acadêmica em suas áreas”, afirmou o governador diplomado Romeu Zema.

Veja os perfis dos selecionados:

Secretaria de Educação – Julia Sant’Anna

Julia Sant’Anna é doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em estudos de desenvolvimento pela University of London. É servidora concursada do estado do Rio de Janeiro na carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental. Há oito anos exerce funções estratégicas na Secretaria de Educação fluminense, sendo atualmente subsecretária de Infraestrutura e Tecnologia.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Manoel Vitor de Mendonça Filho

Nascido na capital mineira, Manoel Vitor de Mendonça Filho é engenheiro pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a graduação concluída em 1982, tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especializações em Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral e INSEAD (European Institute of Business Administration) e em Total Quality Management pela JUSE (Union of Japanese Scientist and Engineers). Atua profissionalmente por meio de participações acionárias em startups, empreendimentos imobiliários e em geração de energia. Tem experiência em cargos de direção em empresas de grande porte na área de siderurgia e mineração, com atuação na América Latina, como vice-presidente executivo e diretor industrial. Foi membro dos conselhos: estratégico da Federação das Indústrias de Minas Gerais ( FIEMG), Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM e do Conselho Deliberativo do IMPP – Instituto Minas pela Paz.

Órgãos autônomos

Advocacia Geral do Estado – AGE – Sérgio Pessoa

Mineiro de Belo Horizonte, Sérgio Pessoa é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), em 1994, e Mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Servidor público efetivo, é procurador do Estado de Minas Gerais, desde 1998, tendo exercido os cargos de Procurador-Chefe da Consultoria Jurídica e Advogado-Geral Adjunto.

Na docência, foi professor substituto de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da UFMG, em 1997 e 1998, e professor da Escola de Contas e Capacitação Prof. Pedro Aleixo, do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), em 2006/2007. Na produção literária, foi um dos coordenadores e autores da obra “Tendências e Perspectivas do Direito Administrativo: Uma Visão da Escola Mineira” (Editora Fórum, 2012).

Controladoria Geral do Estado – CGE – Rodrigo Fontenelle

Criado em Belo Horizonte (MG) e radicado em Brasília (DF) após aprovação em concurso público na Controladoria Geral da União (CGU), Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda é doutorando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Contabilidade também pela UnB, pós-graduado em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), lotado em Brasília/DF, atualmente está cedido ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, exercendo o cargo de Chefe da Assessoria Especial do Controle Interno.

Aprovado em diversos concursos no País, entre eles, o de Consultor Legislativo da Assembleia de Minas Gerais (ALMG), EPPGG do Estado do Espírito Santo e 1° lugar no concurso da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais. É Professor de Auditoria Privada, Governamental e Técnicas de Controle em cursos online e presenciais em diversos estados do Brasil. É docente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Fundação Dom Cabral.

Lecionou em instituições como a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e a Universidade de Brasília (UnB). Possui três certificações internacionais: Certified Government Auditing Professional – CGAP, Certification in Control Self-Assessment – CCSA e CRMA – Certification in Risk Management Assurance, todas emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA). É Autor dos livros: “Auditoria Privada e Governamental”, da Editora Impetus, e “Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público”, da Editora Fórum.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui