Aeroporto de Confins é fechado após pouso de emergência de avião da Latam

0

O Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), está fechado para pousos e decolagens nesta quinta-feira (20/12/2018). Por volta das 2h desta madrugada, o piloto da aeronave da Latam, voo LA8084 – rota Guarulhos/Londres, precisou fazer um pouso de emergência no terminal.

Segundo a Latam, a aeronave apresentou um problema mecânico nas rodas. Os pneus foram danificados durante o pouso e terão que ser trocados na pista. As peças novas precisam vir de São Paulo e a previsão é que o trabalho termine às 19h. Apesar do susto, todos os 300 passageiros foram retirados com segurança e passam bem.

A BHAirport – que administra o terminal – orienta que todos os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas e consultem a situação dos voos antes mesmo de sair de casa.

Piloto fez pouso de emergência em Confins (Foto: Reprodução/Twitter)

Momentos de terror

Uma passageira que estava no avião disse em uma rede social que viveu a pior experiência da vida dela. “Após uns 30, 40 minutos de voo, o motor começou a fazer um barulho muito grande e todas as tvzinhas apagaram. Até aí “tudo bem” né, já tinha viajado em voos que as tvzinhas tinham apagado, mas depois voltava”, escreveu Paula.

“Mais uns 10 minutos depois, o piloto, tentando falar com a torre, acionou erroneamente o microfone pra falar com os passageiros e disse a seguinte frase: ‘problema GRAVE com a aeronave, sistema elétrico parou e também o avião está sem estabilidade.'”

“Depois de mais uns 20 minutos de choro, reza e desinformação, o piloto avisa que íamos pousar e estava ‘tudo sobre controle’. O piloto conseguiu pousar praticamente às cegas e do jeito que o avião parou ficou”, disse em outro post.

‏“Rapidamente veio bombeiros e jogaram espuma no avião todo, principalmente na asa, sem ser a turbina. Minha tese é que o combustível fica na asa e, como a viagem era para Londres, tinha uma grande quantidade e corria perigo de incêndio, explosão, só coisa boa”, postou.

Infraero disponibiliza aeroporto da Pampulha

O Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, está autorizado a receber voos inicialmente previstos para Confins. “A Infraero esclarece que, em virtude da impossibilidade das operações no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins (MG), nesta quinta-feira (20/12), disponibiliza o Aeroporto da Pampulha para que o fluxo de voos para a capital mineira não seja interrompido”, diz a nota.

Com a autorização da Infraero, caberá às companhias aéreas decidir se transferem os voos. A utilização do Aeroporto de Pampulha como alternativa é decisão exclusiva das companhias aéreas”, reforça.

A Infraero ainda ressalta que o terminal está preparado para receber aeronaves de grande porte, sendo certificado pela Anac para o processamento de aeronaves da categoria 4C. Engloba, entre outros, os principais modelos de aeronaves em operação no país e no mundo, como o Airbus A320 e o Boeing 737.

Leia a nota da Latam

“A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos-Londres), que partiu às 00h30 (hora local) de hoje (20), alternou para o aeroporto de Belo Horizonte/Confins em razão de questões técnicas. Todos os passageiros desembarcaram em segurança e estão recebendo a assistência necessária. Durante o pouso, às 1h43, os pneus da aeronave foram danificados e terão de ser trocados para possibilitar a retirada da aeronave da pista, que está interditada pelo menos até as 19h.

Em razão disso, 30 voos da companhia de/para Confins foram cancelados até as 19h e 1 alternado. A LATAM reforça aos passageiros que confirmem a situação de seus voos diretamente na página Status de Voos e não se dirigirem ao aeroporto.

Àqueles que tiverem seus voos impactados podem alterar seus voos ou solicitar reembolso do bilhete sem a cobrança de taxa de remarcação e das diferenças tarifárias da passagem para nova data, sem multas, de acordo com a disponibilidade. Outra opção é que os passageiros entrem em contato com o Call Center pelos telefones 4002-5700 (nas capitais) ou 0300-570- 5700 (nas demais localidades do Brasil) antes de se dirigirem ao aeroporto de Confins.

A companhia reitera que seguiu todos os procedimentos previstos para este tipo de situação, mantendo o controle da aeronave em todos os momentos e resguardando sempre a segurança de seus passageiros.

A LATAM reafirma o seu compromisso em manter os mais altos padrões de segurança e lamenta os inconvenientes que esta situação possa ter causado aos clientes.”

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Itatiaia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui