Homem é morto pela polícia ao tentar matar ex-namorada em Montes Claros

0

A Polícia Militar (PM) de Montes Claros detalhou em coletiva no início da tarde desta segunda-feira (17/12/2018) o resgate de três vítimas de uma mesma família que foram feitas reféns. Duas mulheres e uma criança foram surpreendidas por um homem de 28 anos que invadiu a casa delas e as agrediu, antes de ser morto pela polícia. O autor, Guilherme Pereira dos Santos, foi atingido por três disparos quando avançou para esfaquear a ex-namorada dele, de 32 anos, que estava entre as vítimas e já estava ferida com cortes de faca no rosto e no pescoço.

De acordo com a PM, as negociações duraram mais de 30 minutos. Guilherme Pereira foi visto através de muros da residência da mãe da ex-namorada, na Rua dos Mangabeiras, no Bairro Cândida Câmara. A ex-sogra, de 56 anos, foi liberada pelo agressor após conversas com os policiais. Ela foi atingida por murros durante as discussões com o homem. A criança, de 10 anos, filha da mulher de 32 anos, foi retirada do imóvel através de uma janela sem que ele autorizasse.

De acordo com o tenente da PM, Ricardo Pardim, no fim da operação só restavam dentro da casa Guilherme Pereira e a ex-namorada. A mulher foi vista pelos policiais através dos muros já ferida. O tenente explica que a decisão de atirar contra o agressor ocorreu quando ele se jogou contra a ex, como se quisesse desferir contra ela mais golpes de faca.

“A PM decidiu intervir em favor da vida da vítima. Durante a negociação, ele tomou atitude que despertou alerta, porque estava ao lado da vítima com faca no pescoço o tempo todo, mas em determinado momento, ele foi pra cima dela. Quando ele montou sobre ela e fez menção de golpe, a PM não teve alternativa e efetuou os disparos”, explica o policial.

Guilherme Pereira foi atingido no tórax, no braço e na cabeça. A PM acredita que a motivação que o levou a cometer o crime esteja relacionada ao término do relacionamento. “Chegamos a conversar com ele, argumentamos sobre a família dele, para que ele não fizesse nada de que iria se arrepender. Ele respondeu que a família era a ex, apenas”, comenta o tenente Pardim.

Segundo a polícia, o agressor trabalhava em um bar de Montes Claros e já tinha passagem criminal por estupro de vulnerável. O crime teria ocorrido em 2013 e Guilherme Pereira seria considerado foragido da Justiça desde o ano passado. A PM afirma que um mandado de prisão foi expedido contra ele pela comarca de Francisco Sá, e ele deveria cumprir 10 anos de detenção.

Em relação ao policial que efetuou os disparos contra o agressor, o tenente Pardim afirma que ele deve ser submetido a Polícia Militar Judiciária para procedimentos de praxe, mas considera a ação bem-sucedida.

“São procedimentos de praxe, mas é bom que se esclareça que a ação do militar está amparada por instrumentos de licitude, pela legítima defesa de terceiros. A ação foi de sucesso porque salvamos três pessoas. Resgatamos três mulheres de um indivíduo que estava disposto a matá-las. Encontramos um cenário em que ele já havia começado a agir, então a tendência de que o caso se agravasse era latente. A ação dos militares foi pautada na lei e foram salvas três pessoas”, declara.

Entenda o caso

Guilherme Pereira foi morto pela polícia enquanto fazia a ex-namorada de refém nessa segunda-feira (17), em Montes Claros (MG). Segundo a Polícia Militar, o homem invadiu a casa no Bairro Cândida Câmara, agrediu a ex e a mãe dela, de 56 anos. A filha da mulher, de 10 anos, estava no local quando o homem invadiu o imóvel e se trancou em um quarto. Ela não ficou ferida.

Quando a polícia chegou ao local, o homem mantinha a mulher refém e a agrediu com duas facadas. Os militares atiraram para evitar que ele matasse a mulher.

A mulher foi esfaqueada no rosto e no pescoço e encaminhada ao hospital por uma equipe do Samu. A mãe dela, que foi agredida com socos, e a criança também foram levadas para o hospital. A Unidade informou que elas estão estáveis.

Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil para investigar o caso. Equipes da Delegacia de Homicídios estiveram no imóvel e fizeram os primeiros levantamentos para investigar o caso. Foram recolhidas roupas, cartas escritas pelo suspeito para a vítima, celular e a faca usada no crime. O corpo do homem foi encaminhado para o Posto Médico Legal para os exames de necropsia.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas e Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui