Nível de água da barragem de Juramento sobe para 27% após chuvas na região

0

O nível de água da barragem de Juramento subiu para 27% após as chuvas que atingiram a região, segundo dados divulgados pela Copasa nesta terça-feira (11/12/2018). A Companhia informou que desde o início do período chuvoso foram registrados cerca de 400 milímetros de chuva na área da barragem, deixando o reservatório com aproximadamente 12 milhões de metros cúbicos de água.

De acordo com a Copasa, o nível do reservatório nesta terça está 16% maior do que o mesmo período de 2017. A barragem já foi responsável pelo abastecimento de 65% dos imóveis de Montes Claros, mas atualmente só são retirados cerca de 100 litros de água por segundo, o que corresponde a aproximadamente 14% das casas.

Desde o início da crise hídrica na região, há quatro anos, algumas medidas foram aplicadas pela Copasa, como o rodízio no abastecimento e alternativas de captação.

A medida principal foi a implantação de uma adutora para captação no Rio Pacuí, que se tornou o principal ponto de captação de água para Montes Claros, fornecendo cerca de 270 litros por segundo. Em setembro deste ano, a Copasa anunciou o término do rodízio do fornecimento de água na cidade, devido ao início de operação do sistema Pacuí.

Ainda segundo a Copasa, nesta terça-feira está sendo feita a instalação de uma válvula antigolpes e redução de pressão no Sistema do Pacuí, para evitar danos à tubulação e facilitar a manutenção do sistema.

Nível de água está em 27% nesta terça-feira — Foto: José Ponciano Neto/Copasa

Principais pontos de captação de água

Ponto de captação Litros por Segundo
Sistema do Pacuí 270
Sistema Rio Verde Grande 200
Barragem de Juramento 100
Lapa Grande 110
Poços 89
Rebentão 65
Porcos 20

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui