Produtores de Angelândia estão entre finalistas do maior concurso de café do Brasil

0

Definidos os 20 finalistas do 15º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. A competição é a maior do país e neste ano contou com 1.892 inscritos.

A divulgação dos campões será no dia 3 de dezembro, às 14h, no auditório da Emater-MG, em Belo Horizonte. Serão anunciados os vencedores estaduais e aqueles de cada uma das quatro regiões produtoras de café em Minas Gerais: Sul de Minas, Chapada de Minas, Cerrado e Matas de Minas. O concurso também irá destacar a mulher cafeicultora que obteve a melhor nota entre os finalistas.

“O café que chega à fase final de um concurso como este é um café diferenciado, com sabores e aromas agradáveis, bem acima do padrão médio de consumo. Além disso, é um café com um valor agregado muito grande, que encontra espaço num mercado exigente, que busca um café de alta qualidade”, explica o coordenador do concurso e gerente regional da Emater-MG em Guaxupé, Willem de Araújo.

A competição é dividida em duas categorias. Uma delas é a do Café Natural. Neste sistema, após ser colhido, ele passa por um processo de lavagem e é levado para secar.

A outra categoria é do Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Este tipo de café é lavado e há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, ele passa por um descascador e segue para secagem. No caso do café despolpado e desmucilado, há ainda uma fase na qual o produto passa por um tanque de fermentação.

Concurso reúne produtores de quatro regiões (Foto: Divulgação/Emater-MG)

Os cafés inscritos passaram por uma bateria de análises físicas e sensoriais realizada por uma equipe de especialistas, no Centro de Excelência do Café, em Machado, no Sul de Minas. Em 2017, os vencedores das duas categorias foram do município de Espera Feliz, da região das Matas de Minas.

“Os cafés finalistas são produzidos com todo cuidado no campo. São colhidos com o grau de maturação correto, e os detalhes na hora da secagem e do armazenamento também são fundamentais. Este ano, observamos o surgimento de microrregiões produtoras de café de qualidade no Sul de Minas, e a consolidação do alto padrão dos cafés da região das Matas de Minas”, destaca Willem de Araújo.

O 15º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo governo estadual, por meio da Emater-MG e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Confira, a seguir, os produtores finalistas do 15º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2018 (ordem alfabética):

Categoria Natural:

Cerrado Mineiro
Afonso Maria Vinhal – Serra do Salitre
Guimarães Agropecuária Ltda. – Serra do Salitre
José Carlos Grossi Segundo – Patrocínio

Chapada de Minas
Fazenda Sequóia Minas Ltda. EPP – Angelândia

Matas de Minas
Edmar Lopes – Araponga
José Alexandre de Abreu Lacerda – Espera Feliz
Josias Gomes – Espera Feliz

Sul de Minas
Célio Augusto da Silva – Cristina
José Paulo Borges – São Gonçalo do Sapucaí
Leandro Cristiano de Silva Castro – Bueno Brandão

Categoria Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado:

Cerrado Mineiro
Afonso Maria Vinhal – Serra do Salitre
João Domingos da Silva –  Campos Altos
Rafael Ribeiro Vinhal – Serra do Salitre

Chapada de Minas
Primavera Agronegócios Ltda. – Angelândia

Matas de Minas 
Antônio César Júnior – Espera Feliz
Horácio Antônio de Moura – Simonésia
Wallace Ferreira Pedrosa – São Francisco do Glória

Sul de Minas
Flávio Roberto Carvalho Ferraz – Dom Viçoso
Marcelo Carvalho Ferraz – Dom Viçoso
Regina Rocha Miranda Silva – São Pedro da União

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui