Policiais civis e militares estão entre os 21 presos na operação contra organização criminosa investigada por 18 homicídios no Leste de Minas

0

A operação ‘La Famiglia’, que desarticulou uma organização criminosa que atuava no Leste de Minas Gerais há mais de 20 anos, teve como resultado a prisão de 21 pessoas, entre elas dois policiais civis e sete policiais militares. O balanço da ação foi apresentado durante coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (20/11/2018). Ao todo, mais de 80 mandados de busca e prisão foram cumpridos em Minas Gerais, Bahia e Ceará, e Estados Unidos. O vereador Marcos Felicíssimo Gonçalves, de Conselheiro Pena, que tem o diploma cassado, foi preso no Maranhão; ele é suspeito de ser um dos líderes da organização.

Todas as prisões são preventivas, segundo o Gaeco. Os investigados foram localizados e presos em seis cidades do Leste de Minas (Governador Valadares, Aipim, Conselheiro Pena, Resplendor, Itanhomi e Capitão Andrade), e nos estados do Maranhão, Bahia e Ceará, além de uma pessoa detida nos Estado Unidos. Durante a operação foram apreendidas 19 armas de fogo, 654 munições, R$ 63.800, dólares, 36 aparelhos celulares, um veículo, além de documentos e anotações das ações do grupo. Todos os presos foram levados a presídios da região.

Atuação do grupo

De acordo com as investigações, os envolvidos na organização criminosa atuavam de diferentes formas. O grupo não possuía um líder, mas sim um grupo de pessoas que decidia quais ações deveriam ser executadas. O grupo apresentava um esquema fortemente articulado, e sistematicamente planejado, tendo membros com grande poder de articulação e influência na região.

As investigações começaram em janeiro de 2018, quando foi instaurado o procedimento investigatório sobre a organização, por meio da denúncia de um dos integrantes que fez parte do grupo e foi preso por ter cometido um homicídio. Segundo o Ministério Público, esse integrante revelou a articulação da organização por possuir uma desavença com uma decisão tomada pelo conselho deliberativo do grupo.

Grupos de inteligência dos órgãos de segurança do Gaeco identificaram que a organização criminosa atuava há mais de 20 anos. No foco dessa fase da investigação estão relacionados oito inquéritos policias e 18 homicídios que aconteceram na cidade de Conselheiro Pena, entre os anos de 2011 e 2014.

Segundo a promotora Ingrid Veloso Soares, a organização conseguiu atuar por tanto tempo devido ao esquema envolvendo políticos que nomeavam integrantes do grupo para cargos públicos e chefias com influência, além do envolvimento de policias civis e militares.

“De um modo geral, tinha um grupo de policiais militares, que eles normalmente estavam em serviço no dia do crime, por que eles faziam vista grossa, e dificilmente acontecia uma captura ou um flagrante, tudo isso mediante a pacto de promessa de recompensa. Os policias civis atuavam principalmente na apuração, desviando o foco da investigação, levando para o delegado uma informação que não condizia com a direção correta que deveria ser investigada, ou até mesmo levava informações sigilosas para a organização criminosa”.

Operação investiga organização no Leste de Minas — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Máfia italiana

De acordo com as investigações a forma de atuação da organização é semelhante a da máfia italiana, na qual não buscavam a Justiça ou o sistema estatal para a resolução dos seus problemas. Se o grupo tivesse algum problema, eles buscavam resolver com os métodos próprios, envolvendo extorsão, agressão, intimidação e até mesmo a prática de homicídios, a fim de resolver acertos de interesse comerciais, conjugais e políticos ou qualquer coisa que causasse incômodo para a organização criminosa.

“Temos caso de pessoa que herdou uma fração de terra e parte dos herdeiros resolveram vender a propriedade. Um herdeiro resolveu não vender e um dos membros da organização, que tinha interesse na propriedade toda, então ele decidiu matar esse herdeiro”, explicou a promotora.

Ainda segundo as investigações, a dificuldade de identificar os envolvidos nos crimes da organização se deu pela logística adotada. Quando decidiam executar algum crime, as armas utilizadas geralmente não eram as mesmas de outros crimes, sendo muitas vezes alugadas, o que tornava o rastreamento da perícia de balística difícil.

“Não é tão fácil comprovar e demostrar a atuação da organização, porque eles articulam de uma determinada forma que dificilmente os executores dos crimes são os mesmo em outro crime. Então, as vezes o mesmo executor que cometeu um crime em Conselheiro Pena, vai cometer um crime na região em Ipatinga”, explica Ingrid Veloso Soares.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui