Lobo-guará é clicado por ambientalista no Norte de Minas

0

O lobo-guará é um animal dócil, territorialista e é comum encontrar marcas dele pelo campo, mas fotografá-lo não é tão fácil. Há 30 anos, o ambientalista Eduardo Gomes percorre caminhos do Norte de Minas e registra os momentos em imagens, e nessa sexta-feira (16/11/2018), ele conseguiu fotografar pela primeira vez um lobo-guará. O animal de porte jovem foi encontrado na Serra do Espinhaço, em Itacambira, durante um trabalho de observação do meio ambiente realizado pelo Instituto Grande Sertão em parceria com o Ibama.

“Já tinha visualizado os lobos na região, mas não consegui fotografar. Como ambientalista, fico feliz porque a maioria das vezes mostro imagens de degradação ambiental. Desta vez, fiz um registro que renova a esperança”, relata.

O lobo de cor alaranjada estava bem tranquilo no momento em que foi clicado pelas lentes do ambientalista. “Nós estávamos passando de carro na estrada e vimos o animal às margens da rodovia. Desligamos o veículo para fotografar e em seguida, ele continuou andando e entrou dentro da Serra até sumir”, explica.

As fotografias do lobo-guará foram cadastradas em uma plataforma digital da Fundação Oswaldo Cruz, que busca mapear a situação da fauna silvestre no país. Qualquer cidadão pode baixar o aplicativo e enviar imagens de animais.

Lobo-guará foi encontrado na Serra do Espinhaço — Foto: Eduardo Gomes/Arquivo pessoal

História do lobo-guará

O Lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul. Um animal adulto chega a medir 1,30 metros de corpo, além de 40 cm de cauda, podendo atingir 1 metro de altura e mais de 20 kg. Da família dos canídeos, mas pertence a um gênero composto por uma única espécie. Eles se alimentam da caça e de frutos.

Apesar do porte e da aparência, são animais inofensivos ao homem, comportamento dócil, raramente brigam entre si. O lobo vive em campos abertos, no caso do Brasil no Cerrado, Campos Sulinos, na Caatinga e na borda do Pantanal.

Dados divulgados em 2013 pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apontam que a espécie sofrerá redução de pelo menos 29% nos próximos 21 anos por conta do desmatamento. A espécie também sofre perdas importantes não quantificadas decorrentes de atropelamento, doenças, retaliação à predação de animais domésticos.

Lobo-guará foi fotografado nessa sexta-feira — Foto: Eduardo Gomes/Arquivo pessoal

Animal é inofensivo para o ser humano — Foto: Eduardo Gomes/Arquivo pessoal

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui