Hemocentros de Ipatinga e Governador Valadares registram queda no número de doadores

0

Os últimos meses do ano registram novamente queda no número de doadores de sangue nos centros de captação de Ipatinga e Governador Valadares. Com feriados mais prolongados, e ainda o período de férias para muitas pessoas, é comum neste período a quantidade de doadores reduzir, afetando de forma significativa os bancos de sangue. E é nessa época que os hemocentros mais precisam de ajuda, devido ao aumento comumente registrado no número de acidentes nas rodovias.

Em Ipatinga, no Hospital Márcio Cunha, segundo a hemoterapeuta Elisa Helena Russo, a unidade de saúde tem a capacidade de receber 60 doadores diariamente, o que seria o ideal para o sustento da demanda, mas que não acontece. Em média, por dia, o local recebe em torno de 40 doadores.

Para manter o estoque de bolsas de sangue e atender pacientes que precisam de transfusões periodicamente, e possuem alguma doença que dificulta a coagulação do sangue, a médica enfatiza a importância da doação. “A gente faz um apelo, por que a gente sabe que a única forma de repor esse sangue é só pela doação de outra pessoa. Na medicina não existe nenhum componente que possa repor isso. A única forma de salvar vidas é o doador vindo para gente poder ajudar a comunidade”.

O Hospital Márcio Cunha fica na Avenida Kiyoshi Tsunawaki, 41, no Bairro das Águas. As doações podem ser agendas para a parte da manhã e à tarde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 15h às 18h20.

Foto: Hospital Márcio Cunha/Divulgação

Em Governador Valadares

No Hemocentro de Governador Valadares a situação também não é diferente. Atualmente o banco de sangue recebe 60% das bolsas necessárias para atender a demanda dos mais de 60 hospitais da região do Vale do Rio Doce e Aço. Para o Hemocentro o ideal seria diariamente receber 50 doadores por dia, principalmente, nos meses de dezembro e janeiro quando há um aumento na demanda de bolsa de sangue.

O Hemocentro de Governador Valadares fica na Rua Rui Barbosa, 149, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. A partir de dezembro o horário de atendimento sofrerá alteração, passando a ser realizado das 7h às 11h.

Quem pode doar?

A doação pode ser realizada por pessoas com idades entre 16 e 69 anos, mas é preciso se atentar para os documentos necessários e que mantenha um estilo de vida saudável. Além disso, o doador não pode estar exposto a riscos e situações que possam acarretar em doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis. Pessoas que tem peso acima do 50 kg e mulheres que fazem uso de anticoncepcional podem doar.

Quem não pode doar?

– A pessoa que foi diagnosticada com hepatite depois dos 11 anos de idade não pode, salvo ter comprovação laboratorial.
– Se a pessoa tiver sido exposta à situações doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.
– Se nos sete dias anterior o doador tenha tido resfriado, gripe ou diarreia.
– A mulher grávida ou no período de amamentação.
– Quem fez tratamento dentário.
– Pessoas que passaram por procedimento endoscópico e cirurgia por laparoscopia nos últimos seis meses.
– As pessoas que fizeram tatuagem precisam esperar um ano para doarem sangue.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui