Faça chuva ou faça sol: manutenção no Aterro Controlado de Capelinha acontece diariamente

0

Em tempos de redes sociais, algumas pessoas aproveitam o fato de estarem atrás de uma tela para realizarem todos os tipos de ataques. Muitas vezes, coisas rotineiras acabam sendo utilizadas para disseminação de informações inverídicas. Um exemplo claro são as falácias divulgadas sobre o espaço destinado para depósito de resíduos domésticos, coletados diariamente nas vias públicas de Capelinha.

Recentemente, logo após o depósito de caminhões de resíduos, um cidadão aproveitou a situação para registrar imagens e, logo em seguida, correu para o Facebook para divulgar que o aterro controlado de Capelinha estava abandonado. No entanto, a Prefeitura Municipal de Capelinha mantém uma estrutura para manutenção diária no espaço.

Segundo a engenheira ambiental do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Gisele Silvério, o lixo que é depositado no aterro controlado é recoberto todos os dias com terra. Em alguns casos esporádicos, como o registrado no mês passado, quando o espaço foi alvo de vandalismo e várias peças do trator de esteira foram furtadas, é possível sim que os resíduos fiquem de um dia para o outro sem receber cobertura, mas são situações que ocorrem com pouca frequência.

Ainda segundo Gisele, o aterro controlado de Capelinha conta com uma máquina de esteira, um operador de máquina e um fiscal. No local, é proibida a presença de catadores de materiais recicláveis, assim como pessoas que não trabalham no espaço.

Manutenção no Aterro Controlado acontece diariamente (Divulgação)

ATERRO SANITÁRIO

É importante lembrar que a Administração Municipal já está preparando a área para o novo Aterro Sanitário de Capelinha, que funcionará em uma região próxima ao Povoado de Vendinhas. Essa obra solucionará o problema atual, visto que o espaço que recebe os resíduos domésticos já está quase no seu limite de capacidade.

Sendo assim, a Prefeitura Municipal de Capelinha, que possui um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público sobre essa questão, contratou uma empresa especializada em Aterro Sanitário, que presta toda a assessoria necessária para que o depósito de resíduos coletados seja efetuado de forma correta.

28 TONELADAS DE RESÍDUOS RECOLHIDAS POR DIA

De acordo com o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Rogério Coelho, atualmente o aterro controlado recebe em média, de segunda a sábado, 28 toneladas de resíduos domésticos, totalizando mais de 700 toneladas por mês.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui