Assinada Ordem de Serviço para segunda etapa do esgotamento sanitário em Buritizeiro

0

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) autorizou, na quarta-feira (07/11/2018), a implantação da segunda etapa do sistema de esgotamento sanitário (SES) de Buritizeiro, no Norte de Minas Gerais, no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Fábio Miranda, e pelo superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues, em solenidade na área externa da Prefeitura Municipal de Buritizeiro.

Serão investidos cerca de R$ 17,4 milhões pela Codevasf na implantação do SES de Buritizeiro, beneficiando aproximadamente 28 mil pessoas. “Essa importante obra representa investimento, desenvolvimento, melhoria na saúde e geração de empregos. Saneamento básico dever ser prioridade em qualquer governo”, ressaltou Fábio Miranda durante a solenidade.

Rodrigo Rodrigues, em seu discurso, também ressaltou a importância do empreendimento. “Tenho certeza que esse é o início de um novo tempo para o município, com mais qualidade de vida para a população, além de atrair grandes empresas, promovendo mais desenvolvimento para a região”, avalia.

A implantação do SES de Buritizeiro irá promover a coleta e o tratamento de esgotos domésticos da sede do município, evitando a contaminação do solo e dos recursos hídricos. “A obra de esgotamento sanitário é tão ou até mais importante do que outras, pois além de ter amplo alcance colabora com a prevenção de doenças”, frisou o prefeito Jorge Humberto Rodrigues ao falar sobre os benefícios para a comunidade.

O contrato para conclusão do SES de Buritizeiro contempla a execução de rede coletora, linha de recalque, ligações prediais, 04 estações elevatórias, 01 estação de tratamento de esgotos (ETE) e o emissário final. O prazo previsto para a execução dos serviços é de dois anos.

Diversas autoridades prestigiaram a solenidade, entre elas o procurador-geral do município, Eduardo Abreu Torres; presidente da Câmara Municipal de Buritizeiro, Ludmilla Lopo, entre outras.

Benefícios

Com a implantação de sistemas de esgotamento sanitário, a Codevasf atua na preservação da bacia do São Francisco e na recuperação de áreas degradadas, contribuindo para melhoria da qualidade do rio e das condições de saúde da população com a oferta de água para o abastecimento humano. Além dos benefícios à saúde pública, cada R$ 1 milhão investido em obras de esgotamento gera 30 empregos diretos e 20 indiretos. Empregos permanentes também são gerados quando o sistema entra em operação.

Assinatura da Ordem de Serviço do SES de Buritizeiro (Foto: Divulgação/Codevasf)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Ascom Codevasf)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui