Perda x desperdício: entenda as diferenças

0

Segundo definição da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, sigla em inglês), as perdas se referem à redução da disponibilidade de alimentos para consumo humano ao longo da cadeia de abastecimento alimentar, sobretudo nas fases de produção, pós-colheita e processamento.

Trata-se do descarte de produtos alimentícios que ocorre durante os processos de produção, armazenamento e transporte – antes, portanto, de o produto chegar às mãos do consumidor.

Já o desperdício de alimentos ocorre no final da cadeia alimentar, em estabelecimentos varejistas, restaurantes e domicílios, em virtude de comportamentos adotados nesses lugares. O desperdício é o descarte intencional de produtos alimentícios que ainda são apropriados para o consumo humano.

Analisar os processos das Perdas e Desperdício de Alimentos (PDA) é fundamental. O tema atinge, em menor ou maior grau, todos os países. As perdas de alimentos ao longo da cadeia prevalecem nos países em desenvolvimento. O desperdício, por sua vez, acontece mais em países desenvolvidos.

As causas das perdas em países em desenvolvimento estão relacionadas, principalmente, a problemas e deficiências na colheita e na pós-colheita, a embalagens, à logística, à infraestrutura, aos mecanismos de mercado e aos marcos regulatórios e institucionais.

As perdas de alimentos em países de renda média e alta estão mais relacionadas ao comportamento dos consumidores, bem como à falta de coordenação entre os diferentes atores das cadeias produtivas.

As perdas de alimentos ao longo da cadeia prevalecem nos países em desenvolvimento. O desperdício, por sua vez, acontece mais em países desenvolvidos – Foto: Rafael Zart/MDS

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Governo do Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui