Plantas Alimentícias Não Convencionais são ricas em vitaminas e nutrientes

0

Um dos desafios de quem quer evitar desperdício de alimentos é variar as opções de alimentação diária, mas sem jogar nada fora. Nesse contexto, um conjunto de ervas e hortaliças tem ganhado destaque: as Plantas Alimentícias Não Convencionais, conhecidas também como PANCs.

Elas são comestíveis e têm propriedades que são excelentes para o corpo humano, além de diversas vitaminas, minerais e nutrientes que geram benefícios diretos para a nossa saúde.

As PANCs costumam ser preteridas da mesa dos brasileiros por desconhecimento dos seus benefícios. Nossos antepassados consumiam algumas dessas plantas, que acabaram sendo menos consumidas ao longo dos anos, como a taioba, a urtiga, a bertalha e a araruta. Elas podem ser adquiridas em viveiros e empresas especializadas em distribuição de plantas.

A taioba, por exemplo, costuma ser popular em algumas regiões do Brasil como Minas Gerais e Goiás. Essa planta possui propriedades antioxidantes, é boa para o trânsito intestinal, é rica em ferro, cálcio e fósforo, o que a torna uma aliada no combate a osteoporose e a anemia.

De um modo geral, o uso de PANCs nas refeições pode ajudar na qualidade de vida das pessoas. Além dos benefícios para a saúde, essas plantas podem complementar as opções tradicionais de alimentação, evitando que elas sejam descartadas, sem uso.

PANCs pode ajudar na qualidade de vida das pessoas – Foto: Arquivo/Agência Brasil

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Governo do Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui