Frutas e verduras danificadas podem valer a pena

0

O consumo consciente veio para desmistificar os padrões e mostrar que produtos que não estão em plena forma não devem ser rejeitados. Comprar “frutas feias” ou com pequenos amassados, por exemplo, é uma maneira de se combater o desperdício. Costumamos procurar os alimentos mais “vistosos”, desprezando os que têm alguma parte danificada, que acabam sendo descartados – apesar de serem tão nutritivos quanto os “bonitos”.

Para não danificar o alimento e para que ele não acabe no lixo dos mercados, evite tocar nos produtos que não for levar e, principalmente, apertá-los. A manipulação de frutas e legumes diminui sua vida útil, e haverá grandes chances de eles serem desprezados pelo vendedor.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 45% de todas as frutas e hortaliças que nascem são perdidos. Outro dado mostra que cerca de 10% de toda a produção de frutas e legumes nasce fora dos padrões e, por isso, são desperdiçados pelo varejo, por serem considerados grande demais, muito pequenos, ou simplesmente por apresentarem imperfeições no formato ou na cor.

Para não danificar o alimento e para que ele não acabe no lixo dos mercados, evite tocar nos produtos que não for levar e, principalmente, apertá-los – Foto: Sergio Amaral/MDS

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Governo do Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui