Traficante é condenado por mandar matar empresário em Montes Claros

0

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) condenou o traficante Valdemir Tavares da Silva Filho, conhecido por Malboro, a seis anos de prisão pela participação na morte de um empresário de Montes Claros. Fernando da Silva Mendonça, de 24 anos, foi assassinado no dia 27 de dezembro de 2016. Malboro já cumpria pena por outros homicídios, mas foi responsabilizado por mandar matar a vítima de dentro da cadeia; ele foi a júri popular nesta terça (06/11/2018) no Fórum Gonçalves Chaves.

Valdemir Filho e outras quatro pessoas são acusadas pelo crime. Como o caso foi desmembrado em processos distintos, Malboro foi o primeiro a ser condenado. Segundo a defesa, ele vai cumprir pena pelo crime de homicídio privilegiado, quando se mata alguém movido por relevante valor social e moral. A defesa defendeu, na tese apresentada em júri, que Valdemir mandou matar o empresário Fernando Mendonça porque ele era casado com uma sobrinha dele e a agredia em casa.

“Era um caso de violência doméstica. Ele teria mandado matar o rapaz por conta das agressões que cometia contra a sobrinha dele, que criou como própria filha. Por isso entendeu-se que é um homicídio privilegiado”, afirma o advogado Warlen Freire.

A defesa afirmou ainda que Malboro está preso há 10 anos, desde 7 de janeiro de 2008. Os outros crimes pelos quais o traficante responde já foram julgados. Ao todo, são dois homicídios e uma tentativa do mesmo crime, além do homicídio privilegiado que foi a júri nesta terça. Agora, a condenação deve ser acrescida às outras penas. A defesa não soube precisar por mais quantos anos Malboro cumprirá pena por não ser responsável por todos os casos dele.

Fernando da Silva foi assassinado no dia 27/12/2016 (Foto: Reprodução/Eventos MOC)

Envolvimento em homicídios

Há cinco anos, Valdemir Tavares da Silva Filho foi condenado a 18 anos e 8 meses de pena por coautoria de um assassinato ocorrido em dezembro de 2007. A Justiça, na época, o responsabilizou por ter fornecido uma pistola para que o empresário José Maria Botelho fosse morto a tiros.

Em relação à morte de Fernando Mendonça, pela qual foi julgado nesta terça, Malboro teria contratado um grupo para executar o crime. Em dezembro de 2016, três homens foram detidos por terem matado o empresário quando chegava a casa onde morava, no Bairro Jardim Liberdade, em Montes Claros. Uma advogada que é esposa de um dos autores do assassinato, também foi detida com um celular, onde foram encontradas mensagens que a relacionavam ao crime.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui