Prazo de inscrição no Vestibular 2019 do IFMG termina nesta terça-feira

0

Termina nesta terça-feira, 30 de outubro de 2018, o prazo para se inscrever no Vestibular 2019/1º semestre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Neste processo seletivo, com oferta recorde no número de vagas, são oferecidas cerca de 4.800 oportunidades, distribuídas em 113 cursos, nas modalidades técnico (integrado e subsequente) e superior, em 18 cidades localizadas nas regiões Metropolitana, Central, Centro-oeste, Zona da Mata e Leste de Minas Gerais.

Os interessados devem acessar o site www.ifmg.edu.br, entrar na página do Vestibular, ler as informações dos editais e seguir os passos para efetuar a inscrição. Durante o processo, será preciso fornecer dados pessoais e documentos como RG e CPF. Ao final do preenchimento, o candidato emitirá a Guia de Recolhimento da União (GRU) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. A taxa de inscrição é o único custo para ingresso no IFMG, já que todos os cursos ofertados são gratuitos.

Ações afirmativas

Do total de vagas, 50% estão reservadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são para ampla concorrência.

Ingresso pelo ENEM e SISU

Para concorrer às vagas de graduação, os candidatos terão duas opções de ingresso. A primeira é feita utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O IFMG não aplicará provas, já que vai utilizar os resultados do Enem de 2018, 2017 ou 2016. Neste caso, o requisito é que o candidato não tenha obtido nota zero em nenhuma das provas, incluindo a redação. A segunda opção é via SISU, em edital específico a ser lançado em janeiro de 2019.

São ofertados 51 cursos superiores, tais como: Administração, Agronomia, Engenharia Mecânica, Medicina Veterinária, Física, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Geografia e Engenharia Civil.

Ingresso nos cursos técnicos

As provas do Vestibular (aplicadas somente para os cursos técnicos integrados e subsequentes) serão realizadas em 9 de dezembro de 2018. Nesse dia, o candidato deverá apresentar o documento de identificação com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que informará o local e horário de realização do exame e estará disponível na internet a partir de 3 de dezembro.

Entre os 62 cursos técnicos, há opções como Administração, Agropecuária, Informática, Meio Ambiente, Automação Industrial, Mineração, Mecânica, Eletrotécnica, Edificações, Segurança do Trabalho, Nutrição e Metalurgia.

Onde estudar

O IFMG é uma instituição pública de ensino criada em 2008, com a Lei 11.892. Completa 10 anos no próximo dia 29 de dezembro. Atualmente, a instituição, com Reitoria instalada em Belo Horizonte, possui campi em 18 cidades, nas seguintes regiões de Minas:

– Metropolitana de BH: Betim; Ibirité; Ribeirão das Neves; Sabará; Santa Luzia.

– Central: Congonhas; Conselheiro Lafaiete; Itabirito; Ouro Branco; Ouro Preto.

– Zona da Mata: Ponte Nova.

– Centro-oeste: Arcos; Bambuí; Formiga; Piumhi.

– Leste: Governador Valadares; Ipatinga; São João Evangelista.

Em Ibirité, o campus, recém-construído, abre o ingresso para turmas regulares pela primeira vez.



VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: IFMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui