Eduardo Leite é eleito governador do RS

0
Semana do Empreendedorismo Sebrae Nanuque

O candidato Eduardo Leite (PSDB) venceu a disputa para o governo do Rio Grande do Sul, com 53,62% dos votos válidos. O atual governador José Ivo Sartori (MDB) ficou com 46,38% dos votos.

Com 100% das urnas apuradas, os votos brancos somaram 4,41% e os nulos, 9,48%. A abstenção no estado ficou em 18,87%.

Com 33 anos de idade, Eduardo Leite é o governador mais jovem eleito neste pleito de 2018.

Perfil

O futuro governador obteve 35,9% dos votos no primeiro turno. Com discurso de renovação na política, foi eleito em 2012 o mais jovem prefeito de Pelotas, onde também exerceu mandato de vereador. Nas eleições municipais de 2016, decidiu não concorrer à reeleição e lançou a candidatura de sua vice.

Ao concluir o mandato de prefeito, foi para o exterior estudar, mas voltou ao país para assumir a presidência estadual do PSDB, quando passou a percorrer o estado e fazer reuniões. Eduardo Leite tem 33 anos e é formado em Direito.

O candidato a governador do RS, Eduardo Leite – PSDB/Direitos Reservados

Candidato derrotado

O atual governador do Rio Grande do Sul obteve 31,11% dos votos no primeiro turno. Ivo Sartório iniciou sua carreira política no movimento estudantil e desde 1976 acumula cargos eletivos, sempre pelo MDB (antigo PMDB), ao qual é filiado desde 1974.

Foi vereador e prefeito de Caxias do Sul. Exerceu cinco mandatos consecutivos de deputado estadual e chegou à presidência da Assembleia Legislativa. Foi deputado federal, mas renunciou na metade do mandato para assumir a prefeitura de Caxias do Sul.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.