Atuação em comunicação rende votos a pelo menos seis eleitos em Minas Gerais

0

Além de três novatos estarem entre os seis candidatos a deputado estadual mais votados nessas eleições, a composição da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a partir de 2019 traz outros dados curiosos.

Entre os matematicamente eleitos – isto porque a lista oficial com os 77 nomes ainda terá que ser homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – o deputado mais jovem a assumir o mandato no ano que vem foi eleito aos 21 anos de idade.

Bruno Engler (PSL) nasceu em Curitiba, em junho de 1997, e este será seu primeiro mandato eletivo. É estudante de Direito e coordena o Movimento Direita Minas, dedicado a promover valores conservadores.

Do outro lado, o deputado Hely Tarqüinio (PV), reeleito, continuará sendo o deputado mais idoso da ALMG. Médico-cirurgião, ele tem 78 anos, hoje é Ouvidor da Casa, já ocupou diversas comissões e integrou a Mesa da ALMG.

Outros levantamentos iniciais mostram que pelo menos seis dos eleitos estão ou já estiveram ligados a algum veículo de comunicação ou têm formação na área.

Inclusive este é o caso do candidato mais votado. Mauro Tramonte (PRB), apresentador do programa Balanço Geral, da TV Record Minas, obteve a votação mais expressiva desde as eleições de 1994 e também já foi vereador nos anos 2000, em Poços de Caldas (Sul de Minas).

Os demais eleitos ligados à comunicação de alguma forma são:

– João Vítor Xavier (PSDB), da equipe de esportes da Rádio Itatiaia;
– Douglas Melo (MDB), publicitário e radialista;
– Mário Henrique Caixa (PV), locutor esportivo da Rádio Itatiaia;
– Rafael Martins (PRTB), repórter na TV Alterosa;
– Alencar da Silveira Jr. (PDT), radialista e jornalista;
– Raul Belém (PSC), empresário na área de comunicação.

Já pelo menos oito eleitos destacam sua atuação como professores e sete como médicos. As formações mais citadas no perfil dos candidatos eleitos continuam relacionadas às áreas de direito e de administração, havendo ainda os que são formados em assistência social, psicologia, teologia e ciência política e filosofia, entre outros.

Atuação sindical

Já a atuação na área sindical é destaque na biografia de pelo menos outros cinco eleitos, entre eles duas mulheres, que assumirão seu primeiro mandato eletivo, integrando a bancada feminina com outras oito mulheres eleitas deputadas.

São elas Beatriz Cerqueira e Leninha, ambas do PT e com atuação no Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute) e na CUT-MG.

Ainda com atuação sindical estão Celinho do Sinttrocel (PCdoB), que atuou no Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Coronel Fabriciano (Vale do Aço) e foi reeleito.

E também Marquinho Durval (PT), que nos anos 80 participou da criação do Sindicato dos Tabalhadores Rurais de Carbonita, no Vale do Jequitinhonha; e Betão (PT), que atuou no Sindicato dos Professores (Sinpro) e também na CUT-MG e hoje é vereador em Juiz de Fora.

Além de Betão, outros três eleitos são atualmente vereadores, pelo menos outros 20 já exerceram mandatos em câmaras municipais e no mínimo nove já passaram por administrações municipais, como prefeitos ou vice-prefeitos.

Religião

Quanto à religião, dados iniciais mostram que pelo menos um deputado se declarou membro da Coordenação da Renovação Carismática Católica, caso de Cleiton Oliveira (DC).

Já Andreia de Jesus, eleita pelo PSOL, iniciou seu envolvimento com a política nas Comunidades Eclesiais de Base e prioriza, entre outras, políticas para mulheres negras e pela moradia.

Outros cinco deputados eleitos se declaram evangélicos:

– João Leite (PSDB)
– Leandro Genaro (PSD)
– Charles Santos (PRB)
– Léo Portela (PR)
– Carlos Henrique (PRB)

Meio rural tem pelo menos sete eleitos

Os levantamentos indicam, ainda, que pelo menos sete deputados são ligados de alguma forma à produção rural:

– Bosco (Avante)
– Gustavo Santana (PR)
– Inácio Franco (PV)
– João Magalhães (MDB)
– Luiz Humberto Carneiro (PSDB)
– Tito Torres (PSDB)
– Raul Belém (PSC)

Com exceção deste último, eleito para primeiro mandato na ALMG, os demais foram reeleitos.

Eleitos também militares e delegados

Com atuação na área de segurança pública foram eleitos cinco deputados, sendo dois militares, dois delegados de polícia civil e um originário do Exército. Destes, quatro assumirão seu primeiro mandato na Assembleia e um foi reeleito:

– Sargento Rodrigues (PTB), reeleito;
– Delegada Sheila (PSL), hoje vereadora em Juiz de Fora;
– Delegado Heli Grilo (PSL), foi titular da Delegacia Regional de Araxá;
– Coronel Sandro (PSL), reformado da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG);
– Coronel Henrique (PSL), do Exército Brasileiro.

Herança política

Outro dado é que pelo menos 13 eleitos para a próxima legislatura, a maioria deles reeleitos, têm relação familiar com a política:

– Agostinho Patrus Filho (PV), filho do ex-deputado Agostinho Patrus;

– Alberto Pinto Coelho – Betinho (Solidariedade), filho do ex-goverador e ex-deputado estadual e ex-presidente da ALMG;

– Celise Laviola (MDB), filha do ex-deputado José Laviola Matos;

– Doorgal Andrada (Patri), neto do deputado federal Bonifácio de Andrada, representanto a geração mais jovem de uma das famílias mais tradicionais na política;

– Elismar Prado (Pros), irmão do deputado federal Weliton Prado e da ex-deputada estadual Liza Prado;

– Gustavo Valadares (PSDB), filho do ex-deputado estadual e federal Luiz Otávio Motta Ziza Valadares;

– Ione Pinheiro (DEM), irmã do ex-deputado e ex-presidente da ALMG Dinis Pinheiro e do ex-prefeito de Ibirité e deputado federal Toninho Pinheiro;

– Leandro Genaro (PSD), filho do ex-deputado estadual Antônio Genaro;

– Léo Portela (PR), filho do deputado federal Lincoln Portela;

– Tadeu Martins Leite (MDB), filho do ex-prefeito de Montes Claros Luiz Tadeu Leite;

– Thiago Cota (MDB), filho do ex-prefeito de Mariana Celso Cota;

– Tito Torres (PSDB), filho de Mauri Torrres, ex-deputado estadual e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE);

– Zé Guilherme (PRP), pai do deputado federal Marcelo Aro (PHS).

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: ALMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui