Últimos dias para inscrições na Feira de Ciências do Norte de Minas

0

As escolas têm até o dia primeiro de outubro para realizar suas inscrições na VII Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais, promovida pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Montes Claros. Podem se inscrever instituições de ensino de Educação Básica e Superior da região. Neste ano, o tema central para os trabalhos é “Ciência para o enfrentamento das desigualdades”.

O tema foi escolhido em concordância com o tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. As inscrições devem ser realizadas por e-mail para o endereço: fcnmg.ica.ufmg@gmail.com, com a apresentação do trabalho e ficha de inscrição preenchida. Serão aceitas inscrições de trabalhos de relevância técnico-científica, social e cultural, elaborados e desenvolvidos por estudantes e professores da Educação Básica, Superior e Cursos Técnicos, de instituições públicas e privadas, compatíveis com o formato da Mostra da Feira de Ciências.

Os trabalhos selecionados serão expostos entre os dias 10 e 11 de outubro na Mostra, a ser realizada no campus do ICA. Os trabalhos podem ser apresentados com a utilização de recursos como maquetes, cartazes, pôsteres, pequenos experimentos didáticos, resultados de trabalhos investigativos ou de entrevistas, protótipos, entre outros. As informações gerais sobre as inscrições estão na chamada publicada na última semana – www.ica.ufmg.br.

As inscrições dos trabalhos devem ser realizadas até o dia primeiro de outubro. A divulgação do resultado da seleção de trabalhos está prevista para acontecer até o dia 3 do mesmo mês. O prazo final para agendamento de visitação das escolas durante a Feira é até 8 de outubro.

Troca de conhecimento

O professor Charles Martins Aguilar, coordenador da comissão organizadora do evento, comentou que o evento promove a oportunidade de comunicação entre diferentes instituições de ensino, estimulando a iniciação à prática cientifica a partir do ensino básico. “Os professores de todas as áreas de conhecimento são convidados a realizarem projetos científicos relacionados com o tema da feira. Para a realização desses projetos ocorre o contínuo diálogo entre professor e aluno. Nesse contexto o professor exerce a função de orientador, atuando como mediador do processo de ensino-aprendizagem entre seus alunos”.

O professor acrescenta ainda que as avaliações dos últimos eventos “apontam que a execução desses projetos eleva o engajamento e entusiasmo dos alunos e maior busca de conhecimento dos professores envolvidos, promovendo a atualização da sua prática docente”. De acordo com o professor, é uma oportunidade para o crescimento pessoal e a ampliação dos conhecimentos, da capacidade comunicativa; para o desenvolvimento da criatividade e da habilidade investigativa nos estudantes.

Ciência para o enfrentamento das Desigualdades

O professor Charles também comentou sobre a importância da manutenção de um campus regional da UFMG em Montes Claros, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas científicas que ofereçam contribuições à realidade local. “A localização regional do ICA, abraçando partes do Vale do Jequitinhonha, é palco caloroso de excelentes oportunidades de pesquisa e extensão. O fato de termos conhecimento para inovação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de técnicas que nos permitem o uso sustentável de recursos ambientais, já nos mostra que podemos sim, utilizar a ciência com o intuito de dirimir e minimizar os impactos das desigualdades”, disse.

Veja mais informações sobre o evento na página do ICA – www.ica.ufmg.br.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: ICA/UFMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui