Líder de organização criminosa da região de Guanhães usava licença de taxista para camuflar tráfico

0

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) apresentou nessa quarta-feira (26/09/2018) detalhes da Operação Taxímetro, deflagrada em três cidades do Leste de Minas e que desarticulou uma organização criminosa da região que utilizava taxistas para o transporte de drogas e lavagem de dinheiro do tráfico.

Segundo o Gaeco, a operação foi desencadeada após os investigadores descobrirem que o líder da organização utilizava uma licença profissional de taxista para camuflar o enriquecimento pelo tráfico de drogas.

De acordo com a promotora Ingrid Veloso, o líder da organização criminosa não atuava mais como taxista, mas usava a licença para camuflar a ação criminosa. Ele fazia o transporte das drogas junto a outros taxistas; três deles foram identificados, mas ainda não foram presos.

“Foi verificado que outros integrantes dessa organização utilizavam os taxistas, que faziam viagens intermunicipais para transportarem drogas e insumos de drogas para outras cidades. Eles entendiam que era menos arriscado do que em serviço particular ou de ônibus em razão das poucas buscas veiculares que faziam nas viagens de táxis”, explica a promotora.

As drogas transportadas pelo grupo tinham como destinos cidades onde existem universidades e com grande número de estudantes. Durante a investigação também foi identificado que os túmulos do cemitério municipal de Guanhães eram utilizados pela organização criminosa como esconderijo das drogas. Nesse local a polícia encontrou a maior parte de maconha apreendida na operação, aproximadamente dois quilos, e quase um quilo de cocaína. O Gaeco também apreendeu 20 celulares, quatro armas de fogo, um drone e uma balança de precisão.

A operação foi realizada em três cidades: São João Evangelista, Guanhães e Serro. Segundo o Gaeco o número de presos, inicialmente divulgado como 35 detidos, passou para 39 após a prisão em flagrante de outros homens. Todos continuam presos em presídios de Guanhães, São João Evangelista, São Pedro do Suaçuí e Serro.

Operação aconteceu na região de Guanhães — Foto: Luciane Belizário/PM/Divulgação

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui