Estudantes do IFNMG em Salinas fazem manifestação contra assédio e preconceito dentro do ambiente escolar

0

Estudantes do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) fizeram uma manifestação no campus de Salinas, na manhã desta quarta-feira (5/9/2018). De acordo com os organizadores, os estudantes querem um diálogo mais amplo junto ao instituto sobre alguns temas como homofobia, assédio sexual, moral e racismo. Ainda segundo a organização, cerca de 80 estudantes participaram da manifestação.

O protesto foi motivado, segundo a estudante Brena Luciana Neres Barbosa, após várias denúncias de abusos registrados dentro da instituição. “Nós acreditamos que o Instituto tem sido pacífico com alguns problemas que estão sendo registrados. Inclusive, teve um procedimento instaurado sobre uma denúncia contra um professor, ele foi afastado e a instituição não ouviu todas as testemunhas. O professor retornou ao trabalho sem que houvesse um resultado deste procedimento que foi instaurado”.

A estudante falou ainda que os estudantes já perceberam um aumento na evasão estudantil devido às repressões que eles vivem dentro das unidades de ensino. “Percebemos que muitos alunos estão deixando os cursos, não somente aqui no Instituto, mas em várias instituições de ensino. Temos pessoas desanimadas, com depressão, por causa dos abusos que ocorrem por parte de professores contra os alunos. Por isso é preciso criar um debate mais amplo para que se possa prevenir estes abusos”.

O IFNMG afirmou em nota que são extremamente pertinentes as discussões propostas pelos estudantes. A instituição disse repudiar “qualquer prática de assédio ou preconceito dentro do ambiente escolar.

De acordo com a nota, o IFNMG criou o Núcleo de Estudos em Gênero e Diversidade e a reestruturação do NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas, “que busca estimular as discussões dessas temáticas na comunidade escolar”. A instituição afirma ainda que todas as denúncias são investigadas respeitando a legislação vigente.

A manifestação foi na entrada do campus em Salinas (Foto: Brena Barbosa/Arquivo Pessoal)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui