Índice de infestação do Aedes aegypti cai de 10,9% para 4,7% em Governador Valadares

0

O índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em Governador Valadares caiu de 10,9% para 4,7% de janeiro a agosto deste ano. A queda foi constatada pelo terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quarta-feira (15). O resultado é expressivo, no entanto, ainda exige vigilância constante de todos, já que num universo de cem imóveis, pouco mais de quatro ainda apresentam focos do mosquito.

Dados do primeiro LIRAa mostram que o índice de infestação em Governador Valadares chegou a 10,9% em janeiro; 9% no segundo divulgado em abril; e, agora, caiu para 4,7%. Neste terceiro levantamento, 5.857 imóveis na cidade foram fiscalizados pelos agentes de endemias. Eles constataram que o foco predominante dos criadouros dos mosquitos continua dentro das casas, sendo 52,10% em ralos, 21,20% no armazenamento incorreto de água (baldes, tonéis) e 17,80% em pratos de plantas.

A partir das informações colhidas, foi possível diagnosticar que os bairros Nova Vila Bretas, Mãe de Deus, Santo Antônio e Altinópolis têm o maior índice de infestação, com 7,9%. No entanto, podemos destacar a situação dos bairros Capim, Conjunto SIR, Universitário, Sítio das Flores, Santos Dumont I e II, Sion, Belvedere, Cardo e Floresta atingiram apenas 0,6%, índice abaixo do limite aceitável pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 1% de infestação.

Durante o trabalho, além dos supervisores de turma, os agentes tiveram acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde e todas as ações seguiram determinações e protocolos do Ministério da Saúde (MS).

A redução do LIRAa é resultado de um trabalho constante de conscientização feito pela Prefeitura e também por meio de ações da Vigilância Ambiental, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e ainda da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que vem fazendo um trabalho incansável de limpeza – (da área de transbordo, praças, ruas e córregos da cidade. As ações seguem parâmetros do Programa Estruturador de Controle e Combate às Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti.

Sendo assim, a SMS continua com ações efetivas para o combate ao Aedes, como bloqueio vetorial, atendimentos no Rui Pimenta e CADEF, instalação de 480 armadilhas para o mosquito em pontos estratégicos da cidade, mobilização social da comunidade, entidades civis, empresas, escolas e creches. É preciso uma mudança individual de comportamento para gerar resultado no coletivo. A atuação da população é muito importante na luta contra o Aedes.

Arboviroses em Governador Valadares

Dados da SMS, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), apontam que, de janeiro até 31 de julho deste ano, foram confirmados 231 casos de arboviroses, sendo 130 de dengue, 97 de Chikungunya e 4 de Zika. No mesmo período de 2017 foram, no total, 11.269 casos de arbovivores, sendo 2.502 de Dengue, 8.653 de Chikungunya e 114 de Zika.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Prefeitura de Valadares)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui