Comunidades de Capelinha e Minas Novas recebem cursos do Senar-MG

0

Aprender uma nova atividade ou aperfeiçoar talentos são benefícios proporcionados pelos cursos que a Aperam BioEnergia realiza em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG). Na última semana de maio, moradores das comunidades de Capelinha tiveram a oportunidade de participar de novos cursos ministrados com o apoio também do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

Com uma carga horária total de 112 horas, as capacitações envolveram atividades teóricas e práticas. Cerca de 50 pessoas foram capacitadas na última rodada de cursos. O cultivo de tubérculos e hortaliças no próprio quintal foi tema do curso Horta Caseira, realizado na comunidade Cisqueiro. Já o cultivo de hortaliças sem o uso de agrotóxicos foi ensinado em Santo Antoninho, no curso de Horta Orgânica. E os moradores da comunidade de Bateria do Riacho conheceram novas técnicas para a criação de aves, no curso de Avicultura. Em Coqueiro Campo município de Minas Novas, as moradoras aprenderam a fazer roupas femininas no curso de Corte e Costura.

Na avaliação do gestor de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, as capacitações para as comunidades do Vale do Jequitinhonha trazem grandes benefícios aos moradores. “Em 2018, conseguimos intensificar a agenda de cursos nos municípios que atuamos, com o apoio também dos sindicatos de trabalhadores rurais das localidades, para identificar demandas e mobilizar os participantes. Com os cursos, os participantes aprimoram suas habilidades e conseguem replanejar o futuro”, ressalta Raimundo.

Novos cursos

Ao longo do ano, a Aperam BioEnergia dará prosseguimento ao calendário deste projeto, com novos cursos para os municípios de Capelinha, Minas Novas, Turmalina, Veredinha e Itamarandiba. Essa iniciativa da área de Relacionamento com as Comunidades é um dos trabalhos que a Empresa realiza com foco no desenvolvimento social da região do Vale do Jequitinhonha. A próxima etapa dos cursos terá início neste mês. Até o final do ano, a expectativa é capacitar cerca de 300 moradores de comunidades da região.

Cursos são realizados em parceria com a Aperam BioEnergia (Foto: Divulgação)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.