Recuperação ambiental em Santo Antônio do Grama é concluída

0

A Anglo American concluiu a limpeza dos impactos causados pelos incidentes com o mineroduto da empresa, que ocorreram nos dias 12 e 29 de março, na cidade de Santo Antônio do Grama (MG). A partir de agora, dará início à execução do plano de recuperação de áreas degradadas (PRAD) do município, em parceria com os órgãos ambientais e os proprietários rurais. O objetivo é recompor não só as matas ciliares do córrego, mas, também, outras áreas impactadas por diversas atividades de uso e ocupação do solo.

No processo de recuperação, a Anglo American retirou polpa de minério num trecho de 11 quilômetros do ribeirão Santo Antônio do Grama. Para minimizar possíveis impactos durante a remoção da polpa, a empresa usou técnicas manuais e máquinas de sucção à vácuo, que variaram conforme a quantidade e camadas do rio atingidas. O processo foi acompanhado pelos órgãos ambientais. A ação incluiu a atuação de cinco empresas especializadas em cada uma das frentes dos trabalhos – recuperação de áreas degradas, equipamentos de caminhões de vácuo e emergências ambientais – para garantir a aplicação das melhores técnicas e recursos. Também foi concluída recuperação do pasto da propriedade rural atingida por um dos vazamentos do mineroduto.

Uma vistoria final realizada pelo NEA (Núcleo de Emergências Ambientais) da Semad/MG atestou que o processo de limpeza foi concluído satisfatoriamente.

Os principais indicadores da qualidade da água do ribeirão estão dentro dos parâmetros registrados antes do incidente do mineroduto. As condições da água do ribeirão Santo Antônio do Grama foram reestabelecidas.

Os valores dos principais parâmetros de avaliação, tais como PH e oxigênio dissolvido – fundamentais para garantir condições ideais para a fauna aquática -, registram resultados dentro dos limites legais. Outro indicador relevante, que segue com valores estáveis, é o de condutividade elétrica, o que indica que não há impactos de metais e sais na água. A companhia irá manter o monitoramento da água, em 17 pontos, para acompanhamento dos órgãos ambientais e segurança. Anglo American irá prosseguir também com os estudos e acompanhamento da biota (conjunto de fauna e flora). Não foi registrado impacto irreversível dos incidentes nesse ecossistema.

Recuperação ambiental em Santo Antônio do Grama é concluída (Divulgação/Anglo American)

Sobre a Anglo American

O Grupo Anglo American está presente no Brasil com a produção de níquel e minério de ferro, negócios que foram integrados em uma estrutura única em 2017. Com as operações de Barro Alto e Codemin, localizadas nas cidades de Barro Alto e Niquelândia (GO), produzimos ferroníquel. Por meio de um sistema integrado de logística, no Minas-Rio, produzimos minério de ferro a partir da mina e da usina localizadas em Alvorada de Minas e Conceição do Mato Dentro (MG). O minério é transportado por mineroduto até o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, em São João da Barra (RJ), empreendimento que tem 50% de participação da Anglo American. Atualmente, o Minas-Rio está em obras para a implantação da Etapa 3, que permitirá à empresa alcançar a produção de 26,5 milhões de toneladas por ano.

A companhia conta com cerca de 3.500 empregados próprios no Brasil e outros 3.500 terceirizados. Com as pessoas no coração do nosso negócio, utilizamos práticas inovadoras e as últimas tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, transportar e comercializar nossos produtos para os clientes ao redor do mundo.

A Anglo American é uma mineradora global diversificada e nossos produtos são os elementos essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial e os recursos em desenvolvimento fornecem os metais e minerais para atender às crescentes demandas voltadas para o consumidor das economias desenvolvidas e em fase de desenvolvimento.

Como uma mineradora responsável – de diamantes (por meio da De Beers), cobre, platina e outros metais preciosos, minério de ferro, carvão e níquel, somos guardiões de recursos naturais valiosos. Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros e públicos de relacionamento para revelar o valor sustentável que esses recursos representam para nossos acionistas, comunidades e países onde operamos e para a sociedade de uma forma geral. A Anglo American está re-imaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.

Mais informações sobre a empresa estão disponíveis no site www.angloamerican.com.br.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Por In Press Oficina)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui